• Carregando...
AGU 8 de janeiro
CPMI pretende investigar atos de 8 de janeiro.| Foto: André Borges/EFE

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Apesar dos esforços do governo Lula e do PT para tentar impedir a criação de uma CPMI, a possibilidade de o Congresso investigar os atos de 8 de janeiro segue firme e forte. Até agora, 191 deputados e 35 senadores mantêm suas assinaturas de apoio à comissão, acima do mínimo necessário. A atualização da lista evidenciou quatro deputados que pediram para retirar seus nomes. Quer saber quem são?

Pacheco é contra. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou, em manifestação ao STF, que é contrário à criação da CPI do 8 de janeiro.

Menos poder de barganha. Uma articulação liderada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, pode reduzir o poder de barganha de Lula no orçamento. Saiba como.

Política, Economia e Mundo

Ações contra invasões. Um deputado do PT foi criticado pelo MST após repudiar a invasão de indígenas a uma fazenda. No Congresso, a bancada do Agro anunciou ações contra invasões.

Colapso bancário nos EUA. Os Estados Unidos abriram uma investigação sobre a quebra do Silicon Valley Bank. O colapso bancário pode facilitar a queda dos juros no Brasil, mas também traz riscos.

Giro pelo mundo. A Rússia aprovou uma lei que pune com até 15 anos de prisão a divulgação de fake news. Nos dez anos de Xi Jinping no poder, saiba por que a China está mais repressiva e perigosa.

Opinião da Gazeta

Liberdade de expressão ainda às escuras. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, defendeu na uma regulamentação mais rígida da atuação das Big Techs no Brasil. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Se realizarmos a regulamentação das mídias sociais neste ambiente atual de completa confusão conceitual sobre a liberdade de expressão e sua importância como pilar da democracia, o desastre é certo.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Contra a degradação social. Mais família e menos liberalismo econômico: conservadores dos EUA lançam manifesto

Visita a Caracas. Diplomacia de Lula ignora abusos de Maduro e quer Brasil como observador das eleições na Venezuela

Sul do Brasil. Problemas em rodovias geram prejuízo de R$ 100 milhões ao transporte de cargas

Colunas e artigos

Desafiando a Igreja Católica. O Caminho Sinodal alemão discute mudanças que desafiam a doutrina católica. Artigo de José García Pelegrín detalha o que está em jogo.

Paulo Uebel pergunta: o grupo de trabalho com Felipe Neto e Manuela D’Ávila vai combater discurso de ódio ou só calar quem pensa diferente?

Thaméa Danelon apresenta uma análise jurídica sobre o caso das joias sauditas.

Para inspirar

A fantástica indústria de chocolates. A indústria de chocolates está ansiosa pela Páscoa. O setor está aquecido, com recorde de lançamentos e crescimento do mercado artesanal.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]