Bom dia!
A lista tríplice para a Procuradoria-Geral da República está definida: os nomes de Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul estão na mesa de Jair Bolsonaro (PSL). Nada garante, porém, que o presidente vai escolher um deles. Renan Barbosa conta quem são e o que pensam os três mais votados pelos membros do MPF.
- O Senado derrubou o decreto do porte de armas assinado por Bolsonaro, aprovando um projeto de Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que susta os efeitos do texto. Olavo Soares e Giorgio Dal Molin oferecem o contexto da decisão.
- Os estados do Nordeste, que cada vez mais apostam em governar a região por conta própria, planejam retomar o contrato com a Organização Panamericana de Saúde para ter de volta os médicos cubanos. Fernanda Trisotto explica a ideia.
- A ideia de um fundo de investimentos para a Região Sul, semelhante aos que Norte, Nordeste e Centro-Oeste já têm, está voltando com força. João Frey conta os detalhes da proposta.
Opinião da Gazeta
No editorial desta quarta (19), a Gazeta do Povo comenta a desastrada história da demissão de Joaquim Levy:
"A maneira como Levy foi tratado manda uma mensagem equivocada que afasta boas cabeças dispostas a assumir cargos no governo – afinal, quem aceitaria uma nomeação sabendo que, se os resultados demorarem a vir, será também destratado ou execrado publicamente?"
Lá fora
Donald Trump deu início à campanha para sua reeleição em um comício em Orlando. O presidente conta com uma economia forte, uma nação relativamente em paz, a vantagem de ser o ocupante atual do cargo e uma campanha bem financiada. Mas as primeiras pesquisas ainda mostram um cenário desfavorável ao republicano. Saiba o que Trump tem a seu favor.
E desde a sua primeira campanha, Trump promete tirar os Estados Unidos de guerras caras no exterior. Mas, no momento em que ele começa uma nova campanha, essa promessa está colidindo com a realidade da relação entre Estados Unidos e Oriente Médio, enquanto as tensões com o Irã aumentam. Veja como Teerã está testando o apetite de Trump pela guerra.
Imagem do dia
Para começar o dia inspirado
Imagine uma espécie de grande condomínio sustentável, com imóveis a preços e formas de pagamento acessíveis, em que os moradores são incentivados a compartilhar desde escolas e transportes até refeições e hortas urbanas. Além disso, as casas não são fixas, mas modulares: podem se adaptar a cada configuração familiar, proporcionando mais espaço para famílias maiores. Todo o sistema pode ser desmontado e os materiais reutilizados e substituídos em vez de desperdiçados. Essa ideia já existe e você confere na HAUS.
As dicas que só a Gazeta traz
- Angélica Favretto lista as sete percepções e habilidades que, se desenvolvidas, podem ajudar seus filhos a se tornarem adultos de sucesso.
- Marina Mori e Guilherme Grandi contam quais são os quatro restaurantes brasileiros que estão entre os 100 melhores do mundo.
- A jardineira e apresentadora Carol Costa ensina como fazer um arranjo de orquídeas em um vídeo exclusivo para a HAUS.
Tenha uma boa quarta-feira e aproveite bem o feriadão! O Bom Dia volta na segunda-feira.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas