Lula deverá, junto com ministros, discutir com o Congresso projetos de interesse do governo.| Foto: Secom/divulgação
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

Depois de sofrer derrotas e ver sua base desidratar na Câmara dos Deputados, o presidente Lula deve participar mais ativamente da articulação política junto ao Legislativo. A expectativa de integrantes do Planalto é que, ao lado dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), Lula converse e negocie projetos de interesse do governo. Só assim evitaria novas derrotas nas próximas semanas.

Nova meta fiscal. Uma dessas derrotas pode ser no novo arcabouço fiscal. O presidente da Câmara, Arthur Lira, já disse que os deputados vão tornar o texto mais rígido.

Publicidade

“Novo PAC”. Enquanto isso, o governo petista reedita mais um programa de gestões passadas. O “novo PAC”, com obras de infraestrutura, deve ser lançado até o fim do mês.

Política, Economia e Mundo

PL das Fake News. Em meio à ofensiva contra o PL das Fake News, veja quais deputados ainda estão “em cima do muro”. Mesmo sem o projeto, o governo passou a fiscalizar e até punir redes sociais.

Esposas em cargos públicos. Desde janeiro, mulheres de cinco ministros do governo Lula passaram a ocupar cargos públicos com remunerações que podem passar de R$ 30 mil. Saiba quem são.

Giro pelo mundo. Vitoriosa há dois anos, a esquerda foi a grande derrotada na eleição da nova assembleia constituinte do Chile. Entenda como a China se tornou mediadora da geopolítica mundial.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Opinião da Gazeta

A recuperação do Marco do Saneamento. A Câmara aprovou projeto que suspende a desfiguração do Novo Marco do Saneamento Básico. Cabe aos senadores garantir o resultado. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Lula e o PT têm todo o direito de achar que o modelo escolhido pelo Novo Marco do Saneamento é equivocado. Mas não têm o direito de pretender alterar, por uma canetada presidencial, o que o Congresso havia aprovado.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Notas da Comunidade. Twitter coloca poder de checagem na mão dos usuários e até jornalistas são corrigidos

Recém-nomeado. Novo ministro do GSI critica proposta que pode limitar militares no governo

Publicidade

“Estigma”. Guia de ONG feminista tenta distorcer notícias sobre o aborto

Educação. Matemática em formato de game traz resultados palpáveis de aprendizagem aliada à IA

Colunas e artigos

Sem Carlson, Fox News patina. A Fox News viu sua audiência despencar após a demissão do apresentador estrela Tucker Carlson. Artigo de Brittany Bernstein analisa os motivos.

J.R. Guzzo mostra como o STF deu poderes absolutos a si próprio e hoje governa ilegalmente o Brasil.

Roberto Motta comenta: bandido bom é bandido preso; mas quando?

Publicidade

Para inspirar

Os segredos do vinho suíço. Quando se pensa em gastronomia na Suíça, o que vem à cabeça é queijo, chocolate e fondue. Mas saiba que o vinho suíço também tem seu valor.

Tenha um ótimo dia!