STF ainda deve complementar a decisão e fixar uma quantidade máxima de droga para distinguir usuários de traficantes.| Foto: Antonio Augusto/SCO/STF.
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Por 8 votos a 3, o STF decidiu nesta terça-feira (25) pela descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Porém, ainda há lacunas sobre quem poderá ser preso e punido penalmente por carregar a droga. A quantidade máxima que irá diferenciar usuário de traficante é a principal pendência. Entenda o que ainda precisa ser discutido.

Publicidade

Riscos à saúde e segurança. Na avaliação de especialistas, descriminalizar a maconha pode agravar problemas no campo da saúde e da segurança.

A experiência americana. Nos EUA, os estados da Califórnia e Oregon descriminalizaram a maconha e outras drogas. E os resultados não foram nada bons.

Opinião da Gazeta

O STF e as portas abertas para a maconha. A decisão do STF sobre a descriminalização do porte de maconha terá efeitos gravemente deletérios para toda a sociedade. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É preciso lembrar que há muitas outras circunstâncias envolvidas e cuja análise é necessária quando se trata de avaliar se estamos diante de um pequeno traficante ou de um usuário. O estabelecimento do critério quantitativo como único fator é um enorme risco.

Leia o editorial na íntegra

Publicidade

Política, Economia e Mundo

A máquina da censura. Um fórum em Londres discutiu violações à liberdade de expressão no Brasil e no mundo. Os participantes denunciaram uma máquina de censura internacional.

Meio ambiente pressiona Lula. A greve dos servidores do Ibama e os recordes de queimadas no Pantanal reforçam as dificuldades e colocam em xeque a imagem do governo Lula na área ambiental.

Giro pelo mundo. A Procuradoria-Geral de Israel pediu a convocação imediata de 3 mil estudantes ultraortodoxos. Nos EUA, um ex-roqueiro anunciou candidatura à presidência.

O que mais você precisa saber hoje

Números. Hospitais de São Paulo respondem à intimação de Moraes sobre abortos após 22 semanas

Preso desde fevereiro. Dino nega pedido de habeas corpus de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

Publicidade

Novo chefe. Delegado da PF vence eleição e será primeiro brasileiro a comandar Interpol

Infraestrutura. Qual o destino do dinheiro dado ao governo federal para rodovias catarinenses

Colunas e artigos

A Espanha pró-morte. Aborto e eutanásia estão entre as questões que avançaram na Espanha recentemente. Artigo de Luca Volontè analisa as políticas pró-morte do socialismo espanhol.

Paulo Polzonoff Jr. diz: chega de mentiras! Barroso canta “Evidências” e confessa:

Marcio Antonio Campos fala da defesa da vida punida com o ostracismo.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

Drinks para quem não consome álcool. O mercado está cada vez mais de olho nas pessoas que não consomem álcool. Você já ouviu falar em mocktails? Conheça a tendência e aprenda a preparar drinks não alcoólicos.