Bom dia!
O site The Intercept Brasil publicou supostas conversas entre Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato que denotariam uma atuação partidarizada e um relacionamento antiético entre juiz e acusação. A Gazeta do Povo resume o que se sabe até agora sobre as mensagens.
O procurador Deltan Dallagnol rebateu as acusações da reportagem do The Intercept Brasil. Os membros da força-tarefa publicaram uma nota em que explicam como o “ataque hacker” teria acontecido. Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os vazamentos são um ataque orquestrado contra a reforma da Previdência.
Renan Barbosa explica qual o impacto das supostas conversas entre Moro e Dallagnol têm para o futuro da Lava Jato. Caso elas sejam verídicas, mas obtidas de forma ilegal, elas poderiam ser usadas em processos?
- Um grupo de apenas cinco despesas representam quase 75% do orçamento primário da União. Os dois maiores deles não param de crescer, impedindo o foco em novos investimentos por parte do Estado. Fernanda Trisotto lista as cinco despesas e pesa a importância desse dado.
- O Novo não tem nem quatro anos de idade e estão em sua primeira experiência no Congresso Nacional. No entanto, o partido dá exemplo de articulação e tem o respeito tanto da Presidência da Câmara dos Deputados quanto do Planalto. Olavo Soares conta como o novo conquistou esse status ao mesmo tempo em que manteve o discurso de independência em relação ao governo.
- Isabelle Barone conta como funcionam e o que fazem cinco projetos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que estão ameaçados pelo bloqueio de verbas do Ministério da Educação. Entre eles, estão o Hospital Veterinário e o Festival de Inverno que ajuda a movimentar o litoral paranaense nessa época do ano.
As principais metas
No editorial desta terça (11), a Gazeta do Povo explica a diferença entre a “produção” e a “produtividade” de um país e defende que esses dois elementos são as metas mais importantes de qualquer governo que esteja à frente do Brasil:
O principal desafio deste fim de década é começar a consertar a trágica situação das contas do setor público e conter o crescimento da dívida consolidada do setor governamental. Sem isso, a lentidão da recuperação e os baixos índices de crescimento do PIB não serão revertidos.
Imagem do dia
Tem mais
- Na HAUS, Vivian Faria conta a história de Marco Mazzarotto, que há 20 anos se dedica a revestir de araucárias e outras árvores nativas o terreno que adquiriu na Cidade Industrial de Curitiba.
- Nada menos do que 137 obras com custo acima de R$ 1,5 milhão estão paralisadas em todo o Paraná – incluindo corredores importantes que eram para estar prontos na Copa de 2014. Márcio Miranda e Célio Yano contam o que (não) está acontecendo.
- Carro aos 7 anos de idade, pistola aos 11, cinema em casa e montanhas de brinquedos: um novo livro conta em detalhes a infância vivida em uma bolha do ditador norte-coreano Kim Jong-un.
- No Bom Gourmet, Marina Mori destrincha aquela dúvida que quem gosta de um bom vinho já deve ter tido: o vinho de rolha é melhor do que o de tampa com rosca?
Uma ótima terça-feira para você!