Bom dia!
Para começar. Nunca é agradável comunicar demissões em massa. Mas o fato é que está por um fio. Uma fábrica de compostos para fertilizantes no Paraná, que até 2013 estava nas mãos da iniciativa privada, foi reestatizada no governo Dilma. O resultado foi trágico: mais de mil devem acabar sem empregos. Confira essa história na reportagem de Fernanda Trisotto.
Aumento para professores. E mudanças na carreira de servidores. Em live na internet, o presidente Jair Bolsonaro anunciou aumento no salário de professores do ensino básico. Já para servidores federais, as mudanças na carreira serão em fases. De Brasília, Jéssica Sant’Ana explica: a reforma administrativa está prestes a começar e irá mexer com o funcionalismo.
Novas regras para ministro do STF? A PEC já está correndo desde 2015, mas só agora o “papo ficou sério”. Também de Brasília, Kelli Kadanus mostra como os senadores querem mudar regras de indicação para ministro do STF e derrubar vitaliciedade.
De humanas para exatas. Os ministérios da Educação e da Justiça e Segurança Pública fizeram uma parceria para investir em bolsas de mestrado e doutorado. A ideia: abranger linhas de pesquisa ainda não abordadas pela ciência, focando em ferramentas de combate e resolução de crimes. Leia na reportagem de Roger Pereira.
O mais importante de ontem no Brasil
- Clube dos ricos. Governo anuncia secretaria para agilizar entrada do Brasil na OCDE
- Investigação. MPF abre inquérito contra Bolsonaro e Rodrigo Maia
- Reajuste e piso mínimo. Governo aumenta valor da tabela de frete de caminhoneiros
- Um ano após rompimento. Perícia da barragem de Brumadinho será concluída só no fim do semestre
- Cinema. Cultura terá editais de audiovisual sobre Independência e personagens históricas
Nossa visão
O novo editorial da Gazeta do Povo apresenta os inimigos da democracia. E não falta gente bolivariana. Confira na íntegra, mas antes leia um trecho:
Para essas pessoas e grupos, as regras democráticas são mero meio de chegar ao poder, sendo descartadas logo que o objetivo principal é atingido. A América Latina tem sido terreno fértil para tais experiências autoritárias.
Por falar em América Latina, no Chile, o até então liberal presidente Sebástian Piñera pretende cobrar uma contribuição previdenciária das empresas e, assim, conseguir aumentar o valor das aposentadorias. Rodrigo Constantino é quem escreve sobre esse risco:
Infelizmente Piñera tem demonstrado pouca firmeza desde o começo das manifestações, tendo cedido em várias demandas populistas. Seu "liberalismo" vem dando lugar ao típico estatismo latino-americano, responsável por tanta miséria e desigualdade no continente.
Mundo
O processo de impeachment do presidente americano Donald Trump começou nesta quinta (17) formalmente no Senado. "Eu sofri impeachment [na Câmara] por fazer uma ligação telefônica perfeita!", escreveu Trump em sua conta no Twitter.
No mesmo dia, um órgão de fiscalização disse que o governo Trump violou uma lei do país ao reter verba que seria destinada a segurança militar da Ucrânia - parte da potencial troca de favores que está no centro do processo de impeachment.
Para inspirar
Que tal encerrar a semana com um toque de positividade? Se você teve um dia, ou até mesmo uma semana ruim, a Equipe Sempre Família ensina: é importante reagir e fazer o possível para mudar a situação. Como? Veja 10 dicas.
Tenha um excelente final de semana: aproveite!
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Deixe sua opinião