Ministro Flávio Dino ~e o relator da Ação sobre as emendas do Orçamento Secreto.| Foto: Gustavo Moreno/ STF
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O ministro Flávio Dino, do STF, decidiu manter suspensa a liberação de parte das emendas parlamentares de deputados e senadores. A justificativa é de que o Legislativo deixou de apresentar informações necessárias para garantir mais transparência às verbas. Com isso, a tendência é elevar a tensão entre Judiciário e Congresso.

Publicidade

Barroso reage. Diante do avanço da pauta anti-STF na Câmara, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, reagiu e disse que “não se mexe em instituições que estão funcionando”.

Inconsistências orçamentárias. A exemplo de 2024, o governo Lula repete no orçamento de 2025 inconsistências que aumentam a desconfiança sobre o cumprimento da meta fiscal.

Política, Economia e Mundo

PL de olho em 2026. O PL terá candidato próprio à presidência em 2026. Quem garante é o senador Rogério Marinho. E para Tarcísio de Freitas, qual saldo ficou do primeiro turno?

PT em baixa, PSB em alta. O resultado de Salvador expôs o maior fracasso do PT nas eleições de 2024. Com a derrocada petista, quem planeja assumir protagonismo na esquerda é o PSB.

Giro pelo mundo. Pelo menos 11 pessoas morreram após a passagem do furacão Milton pelo estado da Flórida. Donald Trump e Kamala Harris esperam a paz em conflitos, mas não dizem como chegar lá.

Publicidade

Opinião da Gazeta

O supremo “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Na decisão que desbloqueou o X, Alexandre de Moraes expôs a hipocrisia dos que exigem respeito à lei enquanto a violam constantemente. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Ainda que mantenha a autoridade legal para ordenar que os demais cumpram as leis do país e as decisões judiciais, um magistrado que ignora essas mesmas leis perde a autoridade moral, tornando-se alguém que não faz o que exige dos outros.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Presos do 8/1. Lira freia PL da Anistia e mantém moeda de troca na eleição para presidente da Câmara

Eleições 2024. PSDB tem o pior desempenho da história na eleição em São Paulo

Publicidade

Disputa municipal. A relação entre voto e recursos recebidos por Pimentel e Graeml em Curitiba

Reino Unido. Filósofo ateu influente anuncia conversão ao Cristianismo

Colunas e artigos

Guerra contra os pubs. O governo trabalhista britânico está em uma cruzada opressiva para o “bem” de seus cidadãos. O mais novo alvo são os pubs, como mostra o artigo de Luca Volontè.

Deltan Dallagnol diz por que Monark deveria ter chamado Flávio Dino de nazista.

Lúcio Vaz mostra que ex-senadores recebem até três aposentadorias, com renda que chega a R$ 94 mil.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

O vilão que realmente vale a pena. Muito tem se falado (mal) de “Coringa: Delírio a Dois”. Quer saber nossa opinião? Esqueça o filme e assista à série “Pinguim”.