Ex-presidente Jair Bolsonaro impulsionou candidaturas do PL em várias regiões do país.| Foto: EFE/Sebastião Moreira
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

A direita saiu como grande vitoriosa do primeiro turno das eleições municipais no último domingo (6). Mais do que isso, a renovação de candidatos colocou novos nomes na disputa pelo segundo turno nas capitais, podendo resultar na oxigenação de lideranças conservadoras. Entenda os efeitos desse processo no cenário político.

Publicidade

Repercussão internacional. O bom desempenho de candidatos da direita foi destaque em veículos da imprensa estrangeira. Confira algumas repercussões.

De olho no governo. Dos 20 prefeitos que buscam a reeleição, metade ganhou no primeiro turno e seis disputam o segundo. Resultados que apontam para a disputa dos governos estaduais em 2026.

Opinião da Gazeta

Os vencedores e os derrotados do primeiro turno. O resultado das eleições já permite apontar algumas tendências, especialmente para quem está mirando o processo de 2026. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Se é verdade que o comando de cidades grandes traz prestígio a um partido, cada prefeitura pequena também é um palanque que não pode ser desprezado em uma disputa que promete ser tão acirrada quanto a de 2022 – desde, claro, que os eleitos façam um bom trabalho.

Leia o editorial na íntegra

Publicidade

Política, Economia e Mundo

Esquerda sai no prejuízo. Apesar de ganhar mais prefeituras em relação a 2020, o PT manteve a decadência nas capitais. Já o único prefeito do Psol nas capitais sequer foi ao segundo turno.

Volta do X está próxima? A Caixa transferiu R$ 28,6 milhões em multas pagas pelo X para a conta indicada pelo STF. Essa era a última exigência do ministro Alexandre de Moraes para a plataforma.

Giro pelo mundo. 1 em 100 milhões. Essa é a chance de o resultado da eleição na Venezuela ser real, segundo um Nobel de Matemática. Após a morte de líderes extremistas, o Irã iniciou uma grande operação pente-fino.

O que mais você precisa saber hoje

São Paulo. Quem é Lucas Pavanato, o vereador conservador mais votado do Brasil

Reeleito no 1º turno. O que esperar do novo governo de Eduardo Paes no Rio de Janeiro

Publicidade

Interior de SP. Candidato mais rico do Brasil recebe 3% dos votos e fica em quinto lugar em eleição municipal

Preso há mais de um ano. Moraes autoriza que Daniel Silveira vá para o regime semiaberto

Colunas e artigos

Ciência e religião lado a lado. “Comecei a perceber que ciência e religião se complementam.” Artigo de Joel Kotkin e Anthony Lemus fala da nova visão compartilhada por cientistas espiritualizados.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança fala do Centrão e a vitória do sistema.

Sergio Moro pergunta: chegou o ocaso do PT no Paraná?

Publicidade

Para inspirar e alegrar

Missas embaladas por rock e tecnologia Luzes idênticas às de shows, banda de rock e tecnologia. Esses são alguns dos elementos usados por um norte-americano para revitalizar paróquias. Conheça a iniciativa.