Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Novas acusações neste fim de semana colocaram ainda mais em dúvida a atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Em duas entrevistas, o perito em crimes cibernéticos Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do TSE (e que aparece nas mensagens vazadas entre assessores do ministro), confirmou que o próprio Moraes fazia parte das denúncias que julgava; leia a reportagem.
Isso fortalece a hipótese de que o magistrado "denunciava, investigava e julgava", algo totalmente contrário ao rito processual. E tem mais: Tagliaferro confessou que houve direcionamento ideológico nos inquéritos, sendo que a direita era mais investigada do que a esquerda. Ele se defende que "apenas cumpria ordens". Entenda melhor sobre o direcionamento de Moraes em inquéritos no STF.
Censura. Depois de a Justiça Eleitoral mandar suspender as redes de Pablo Marçal (PRTB) após pedido do partido de Tabata Amaral (PSB), Bolsonaro, Nikolas Ferreira e outros políticos condenaram a ação.
Em paralelo, o influenciador "ligou o modo turbo" de seu perfil reserva no Instagram e já ultrapassou os adversários em seguidores.
Em entrevista à Gazeta do Povo, o jurista Ives Gandra Martins, consagrado principalmente no direito tributário e constitucional, comentou sobre a suspensão dos perfis e comparou o caso ao do ex-presidente Jair Bolsonaro. Confira a entrevista completa.
Colunas e artigos
Luís Ernesto Lacombe fala sobre a canastrice do "acordão" entre poderes no texto Enquanto isso, na “sala de injustiça”.
Roberto Motta reflete sobre o nível intelectual e moral dos políticos e o desejo de jagunços.
Frases da semana
O que mais você precisa saber hoje
Mobilização da direita. Estratégia da direita para manifestação de 7 de Setembro é focada no impeachment de Moraes
Opinião da Gazeta
Opinião da Gazeta do Povo sobre o verdadeiro atentado contra as instituições e a democracia.
Ao proclamar-se mais uma vez a encarnação da democracia e rotular de antidemocráticos todos os que ousam criticá-lo, Moraes repete um truque que já perdeu seu encanto.
Para inspirar e divertir
Joe Rogan muito além do UFC
O famoso entrevistador careca do UFC é muito mais do que um comunicador: ele também é humorista. Além de comandar o podcast mais famoso do mundo - e, claro, entrevistar brutamontes - ele está no circuito de stand-up; veja onde assisti-lo contando causos e piadas.
Ótimo dia e excelente semana!