Para começar esse resumo de notícias. Um ano após serem anuladas por suspeita de fraude, as eleições na Bolívia ocorreram neste domingo (18). As pesquisas de boca de urna garantem: o virtual vencedor é Luis Arce, do partido Movimento para o Socialismo (MAS), do ex-presidente Evo Morales.
Guinada à esquerda. Principal adversário de Arce, Carlos Mesa já reconheceu a derrota, assim como a presidente interina do país, Jeanine Añez, que assumiu o posto após a crise política gerada pelas eleições da Bolívia no ano passado. Exilado na Argentina e suspeito de comandar a fraude no pleito de 2019, Evo Morales já planeja fazer as malas para voltar ao país. A equipe de Mundo da Gazeta do Povo explica quem é Luis Arce, o economista “afilhado” de Evo que deve repatriar o ex-presidente após a confirmação da vitória nas eleições da Bolívia.
Utilidade pública
Vacina no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda (19) que a vacina contra Covid-19 no Brasil não será obrigatória. A fala foi uma resposta ao governador João Doria (PSDB), de São Paulo, que disse que a imunização chinesa seria obrigatória no estado. Já os responsáveis pela vacina russa Sputnik V veem o Brasil como prioridade, segundo destacou o fundo financiador da pesquisa nesta segunda. Ainda não há previsão de início dos testes da vacina russa no Brasil.
Vacinação global e testagem. Também sobre o tema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que os testes de imunização estão apresentando bons resultados; saiba mais sobre a expectativa de início de aplicação de imunizantes. Enquanto não existe vacina, a testagem de Covid-19 continua sendo a melhor aliada, e a boa notícia é que uma empresa alemã criou um teste para pessoas sem sintoma.
Atualização. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, em 24 horas, o Brasil registrou 15.383 diagnósticos do novo coronavírus, com 271 óbitos. Ao todo, são 5.250.727 contaminações, 154.176 óbitos e 4.681.659 recuperados no país. Pelo mundo, o número de diagnósticos superou 40 milhões nesta segunda-feira (19), de acordo com monitoramento da Universidade Johns Hopkins. Foram 10 milhões de novos contágios em 33 dias.
Política e economia: além das eleições na Bolívia
Fusão de estatais e reformas. Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Infraestrutura informou que vai unificar as estatais Valec e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), a “estatal do trem bala”. Veja todos os detalhes da fusão na reportagem de Jéssica Sant’Ana, correspondente em Brasília. Também nesta segunda, o presidente Jair Bolsonaro disse que a reforma administrativa é prioridade. Contudo, para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o tema “concorre com outros”. De Brasília, Olavo Soares explica por que Maia quer jogar para o ano que vem a reforma administrativa.
Eleições no Brasil. A editora Giulia Fontes separou todos os dados da última rodada de pesquisas de intenção de voto em dez das principais capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Vitória e Natal. Veja o compilado de pesquisas Ibope. E já há quem esteja pensando nas eleições 2022. Em ruas e estradas do Brasil, entidades ruralistas e empresariais instalaram outdoors com a foto do presidente Jair Bolsonaro, em apoio à reeleição; confira a reportagem.
Eleições nos EUA. Em campanha pela reeleição, Donald Trump atacou o principal cientista do governo Anthony S. Fauci, e se referiu a ele como "um desastre" quanto a opiniões sobre o coronavírus; entenda o contexto da crítica. A eleição presidencial já é dia 3 de novembro e o editor Rafael Salvi mostra como está o clima para a eleição presidencial nos estados decisivos e a editora Helen Mendes mostra por que o sistema eleitoral americano torna as pesquisas menos confiáveis.
O que mais você precisa saber hoje
- Anuário Brasileiro de Segurança. Após 2 anos de queda, homicídios voltam a subir, e país tem 1 assassinato a cada 10 minutos
- Além das estatísticas. Apesar do revés com a soltura de André do Rap, PF aperta o cerco contra o PCC
- Cursinho preparatório. Maratona de estudos e dicas de senadores: a preparação de Kassio Marques para a sabatina
- Mordida do Leão. Como o fim do desconto simplificado do IR, cogitado pelo governo, afetaria o contribuinte
Colunas e artigos
Debates essenciais. Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves defendeu a prisão de Robinho, jogador condenado na Itália por violência sexual. Robinho, claro, não é o único. Aqui, no Brasil, segundo o anuário da segurança, uma mulher foi agredida a cada 2 minutos no Brasil em 2019. Colunista da Gazeta do Povo, Madeleine Lacsko mostra o caso de um homem que continua solto após 11 queixas por violência contra a mulher. Já no campo político, Mariana Bazzo e Daiana Allessi Nicoletti escrevem um artigo sobre a importância de mais mulheres na política.
Debates pandêmicos. Quanto a crise da Covid-19 custou até agora? Um novo estudo estima em US$ 16 trilhões; leia no artigo de Jon Miltimore, da Foundation for Economic Education. Também em artigo, a educadora Claudia Kochhann de Lima avalia outro custo: o da educação infantil, e questiona como é possível reinventá-la. E em uma reflexão sobre vacina, o escrito e jornalista Paulo Polzonoff pondera sobre o que a discussão sobre obrigatoriedade da vacina revela sobre o abismo entre o mundo virtual e real.
Nossa visão
Editorial. Mais de um ano depois do julgamento em que o Supremo Tribunal Federal equiparou a homofobia ao racismo, foi publicado, no último dia 6, o acórdão da decisão, com uma omissão Entenda no editorial da Gazeta do Povo: Homofobia e liberdade de expressão.
Que a homofobia precisa ser combatida é algo indiscutível; mas a maneira que o Supremo encontrou para atingir este objetivo, simplesmente equiparando-a ao racismo e incluindo a discriminação contra a população LGBT na Lei 7.716/89, foi equivocada. Isso porque a mera transposição de vários dos artigos desta lei para o caso de homossexuais ou transexuais dá margem para se considerar “discurso de ódio” não apenas aqueles casos em que isso evidentemente ocorre.
Para inspirar
Novos hábitos. Após largar o vício do tabaco, muitos enfrentam o desafio da ansiedade, que pode estimular o consumo de alimentos gordurosos e doces, levando ao ganho de peso. Para ajudar neste sentido, o editor de Saúde Adriano Justino esclarece o que incluir no cardápio para evitar recaídas após parar de fumar.
Tenha uma boa semana!