Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Os resultados finais das eleições municipais decretaram um novo arranjo das forças políticas no país: a direita se fortaleceu, a esquerda ficou ainda mais isolada e o centro e a centro-direita ampliaram seus espaços. Com isso, a polarização entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro ganha novos rumos. Entenda o que muda.
Vitória de Tarcísio. Quem saiu fortalecido da disputa foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que se consolida como um dos principais nomes da direita nacional.
Legado eleitoral. As últimas eleições deixam como principal legado o prenúncio de um embate entre dois grupos políticos: a direita antissistema e o centrão fisiologista. Confira a análise.
Política, Economia e Mundo
Dança das cadeiras na Câmara. Três deputados foram eleitos prefeitos em segundo turno. Saiba quais são e quem fica com as vagas. Entenda também quando um suplente assume uma vaga na Câmara Municipal.
Piora nas projeções econômicas. Em nova rodada de piora das expectativas, o mercado financeiro passou a prever estouro da meta de inflação. Confira as projeções.
Giro pelo mundo. Após o papa Francisco chamar aborto de assassinato, belgas pediram a remoção dos registros de batismo. No Canadá, Justin Trudeau está tão impopular que até aliados desejam sua saída.
Opinião da Gazeta
A covardia de Lira e Pacheco. É graças à covardia de representantes do povo como Arthur Lira e Rodrigo Pacheco que o avanço sobre a imunidade parlamentar tem sido bem sucedido. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Marcel van Hattem e Cabo Gilberto Silva estão sendo alvo do aparato persecutório estatal porque usaram da palavra para a fiscalização do poder público. É por isso que o silêncio de Lira e Pacheco neste caso é ainda mais vergonhoso que em qualquer outro caso anterior.
O que mais você precisa saber hoje
Residência médica. Universidade pública do PR reserva até 100% de vagas de processo seletivo para cotistas
“Luta por moradia”. Após resultado das urnas, centro de São Paulo tem invasões de imóveis
Colunas e artigos
Museus da eutanásia. Durante o regime nazista, muitos locais foram usados como centros de eutanásia. O artigo de Amanda Achtman faz um relato sobre esses museus de crimes médicos.
Diogo Schelp diz quem levou a melhor nessa eleição municipal, Lula ou Bolsonaro.
Paulo Polzonoff Jr. apresenta “Rainha da Mamata”, a nova novela da EBC.
Para inspirar e alegrar
Colunistas da Gazeta indicam leituras. Para marcar o Dia Nacional do Livro, celebrado nesta terça (29), convidamos um time de colunistas da Gazeta do Povo para comentar suas leituras preferidas em 2024. Confira!