Bom dia!
Na tentativa de construir um modelo de financiamento público para campanha, os políticos topam até abrir mão do horário eleitoral gratuito nas eleições de 2018. Este é o ponto central do projeto do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que ganhou força e entrou em regime de urgência ao longo da semana.
A proposta ainda prevê que o eleitor possa escolher a quem destinar o dinheiro do fundo. Sergio Luis de Deus explica o projeto, que deve ser votado na próxima terça-feira (29).
Narrativa
Lula está usando a caravana pelo Nordeste para testar e reforçar a narrativa que pretende usar para voltar ao Palácio do Planalto. A intenção é construir uma imagem de santo e salvador da pátria. E para isso o ex-presidente, condenado em primeira instância por corrupção, conta com seu fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert, como mostra Fernando Martins.
Falando em corrupção...
Aldemir Bendine, o ex-presidente do Banco do Brasil levado ao comando da Petrobras para moralizar a empresa, é o mais novo réu da Lava Jato. Sergio Moro aceitou a denúncia por corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e embaraço à investigação.
Que Bolsa?
Fernanda Trisotto lista os 30 municípios que menos dependem do Bolsa-Família. São 22 no Rio Grande do Sul, 6 em Santa Catarina, 1 no Paraná e o território de Fernando de Noronha.
Privatizações
O pacote de concessões anunciado pelo governo - cujo ponto alto é a venda da Eletrobras - retomou com força o debate sobre privatizações no Brasil. E, obviamente, vários argumentos para criticar a desestatização na era FHC foram requentados.
Guido Orgis analisou os principais e aponta as três mentiras que vão te contar (ou já te contaram) sobre as privatizações: as estatais são empresas do povo, estatais garantem soberania e esse investimento não seria feito sem o Estado. A grande verdade na mesa? Privatizar não reduzirá o déficit.
Rodrigo Constantino recorre a sete dados listados pelo professor Ricardo Bergamini para traçar o quadro atual das estatais brasileiras.
Ricardo Amorim analisa os efeitos das privatizações. De imediato, tiram dos políticos instrumento vital para loteamento de cargos e corrupção. No médio prazo, cria condições para aumentar o investimento em infraestrutura. No longo prazo, melhora a produtividade e gera um ciclo de crescimento com mais empregos.
A nova taxa BNDES
A Câmara aprovou a nova taxa de juros para empréstimos do BNDES, mas não sem caloroso debate. O governo defende a adoção da TLP por reduzir os subsídios concedidos às empresas. Claro, a expansão da JBS financiada pelo banco foi amplamente debatida no plenário. A Câmara ainda tem destaques a votar e depois a matéria vai para o Senado. Tudo tem de estar aprovado até 6 de setembro.
Debate raso
Há um vício brasileiro em tornar rasos debates que deveriam ser aprofundados. É o caso da correção da tabela do Imposto de Renda, empunhada pelo discurso de que as alíquotas sobre renda no Brasil não são das mais altas. Argumento falacioso e incompleto, como mostramos no editorial da Gazeta do Povo.
A questão essencial é a carga tributária total tomada pelo governo em forma de Imposto de Renda (imposto direto) e mais 60 tributos diretos e indiretos sobre renda, consumo e circulação de bens e serviços. Em nenhum momento o governo debateu a elevação da alíquota do Imposto de Renda junto com a diminuição de outros tributos na mesma proporção
Atenção com o gerente amigo
Felippe Hermes traz cinco dicas para você não cair em armadilhas bancárias. Aposto que pelo menoso uma delas foi vendida a você como um negócio imperdível nos últimos dias.
Só em setembro
Ficou para 21 de setembro o fim do julgamento do recurso dos ex-diretores da Assembleia Legislativa do Paraná, José Ary Nassif e Cláudio Marques da Silva, condenados por envolvimento no esquema dos Diários Secretos. O desembargador José Carlos Dalacqua pediu vistas do processo.
Antes do pedido, o juiz Marcel Guimarães Rotoli de Macedo acatou o argumento dos acusados de que a busca e apreensão de documentos na Alep não poderia ter sido autorizada por um juiz de primeira instância. O outro desembargador da 2ª Câmara Criminal, José Maurício Pinto de Almeida, votou contra o recurso. Assim, o voto de Dalacqua pode tanto autorizar a prisão dos ex-diretores como anular a sentença.
Operação Pecúlio
O ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, foi novamente alvo de uma fase da Operação Pecúlio. Ele seria o beneficiário de fraudes em plantões da rede municipal de saúde.
A operação também respingou no secretário estadual de Desenvolvimento, Ratinho Júnior. Ontem, ele negou em depoimento ter agido em conluio com Pereira na compra de câmeras de segurança.
A capital do agronegócio
Estes foram os melhores momentos do primeiro dia do Fórum de Agricultura da América do Sul, organizado pela Gazeta do Povo
A retomada Se o mercado bovino acabou abalado pela Operação Carne Fraca, a nova aposta do Brasil em proteína animal são as aves. Para isso, o país conta com engenharia genética e rigoroso controle de doenças.
O novo líder O mercado de trigo terá um novo número 1: a Rússia. O país deve passar em breve EUA e a União Europeia na liderança das exportações do cereal.
O desafio No Brasil, o desafio já não está mais no campo, onde a produção não para de crescer. O desafio é transportar adequadamente, com o mínimo de perda, as safras até os portos para exportação.
A saída Melhorar o caminho até os portos não basta. O Brasil precisa romper a política protecionista e buscar mais acordos bilaterais para reforçar o volume de exportações.
O destino A China deixará, em breve, de ser o maior destino das exportações de grãos da América do Sul. Com população e consumo crescendo exponencialmente, a Índia é a bola da vez.
Chegou o fim de semana
Hojé é última sexta-feira do mês, dia de Bicicletada. O encontro, com direito a pedaladas pela cidade, começa às 18h30, na Praça de Bolso do Ciclista, no São Francisco.
Se você quer algo totalmente oposto a atividade física, certamente vai curtir o Festival de Churros. Começa hoje e tem até sabor de bacon. Sim, você leu churros de bacon.
Vamos combinar que encarar uma maratona de churros exige ao menos uma caminhada no parque. Se a escolha for o Barigui, fique atento à fauna do local, muito além das capivaras e do lendário jacaré.
Quer curtir um cinema? Uma boa pedida é Bingo, inspirado em Arlindo Barreto, o primeiro ator a interpretar o palhaço Bozo. Atenção: o filme tem sexo e drogas. Ou seja, não é a melhor opção para apresentar o palhaço Bozo aos seus filhos.
Para fechar a conta, dedique alguns minutos para ler e assistir essa reportagem de Sandro Moser sobre o Jockey Club do Paraná. Vai valer a sua sexta-feira. Abraço!