Região oeste do Paraná tem mais de 12 mil vagas de emprego abertas e 74 mil famílias recebendo o Bolsa Família.| Foto: Gilson Abreu/AEN| Foto:
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Programas sociais devem vir para auxiliar em uma realidade temporária e não permanente. Precisam também trazer um incentivo à qualificação profissional e estímulo ao trabalho formal. É o que diz Rainer Zielasko, coordenador do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que realizou um estudo na região oeste do Paraná, e constatou que naquela área existem 12 mil vagas de emprego e 74 mil pessoas assistidas pelo Bolsa Família. Entenda o que motiva esse cenário na região.

Publicidade

Submissão a Maduro. Conheça os cinco juízes do CNE, conselho que organiza e supervisiona as eleições na Venezuela, e que têm relação bastante estreita com Maduro.

Empate técnico. Se a eleição presidencial de 2026, no Brasil, fosse hoje, Lula e Bolsonaro teriam uma disputa apertada, de acordo com levantamento. 

Política, Economia e Mundo

Inspiração. De acordo com Ernesto Araújo, ex-ministro de Relações Exteriores do governo de Jair Bolsonaro, a direita brasileira deve se inspirar mais em Milei que em Trump.

Crise. A companhia americana John Deere, fundada há quase 200 anos, e considerada a marca mais valiosa do mundo no ramo de maquinários agrícolas, enfrentou nas últimas semanas uma crise ao ser confrontada por seu apoio a pautas identitárias.

Relações internacionais. Designado para acompanhar as eleições na Venezuela, Celso Amorim é tido como o principal articulador da política externa do governo brasileiro e atuou para a reaproximação do Brasil com a China e com a Rússia, desde que Lula retornou ao Planalto.

Publicidade

Opinião da Gazeta 

A farsa venezuelana e o silêncio brasileiro. A despeito de todas as pesquisas, inclusive de boca de urna, que davam liderança ao candidato Edmundo González Urrutia, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou vencedor o ditador Nicolás Maduro, que teria recebido pouco mais de 50% dos votos.

Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Mesmo com o endosso de gigantes geopolíticos como Rússia e China, no entanto, a voz que talvez mais importe seja a do maior país sul-americano. É o Brasil que Maduro realmente deseja ver como fiador, e foi bastante conveniente para o ditador que o país houvesse desistido de enviar observadores após uma rusga entre Maduro e o Tribunal Superior Eleitoral

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje 

Portaria. Governo adia regra que limita trabalho aos feriados para 2025 

Publicidade

Novo pedido. PGR se manifesta a favor de manter prisão preventiva de Roberto Jefferson 

Estados Unidos. Biden propõe mandato de 18 anos para juízes da Suprema Corte americana

Eleições:  Empresário e palestrante: o perfil do pré-candidato Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo

Colunas e artigos 

Marxismo cultural na abertura das Olimpíadas: na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 o esporte ficou em segundo plano e o que se viu foi o show pós-moderno dantesco de seus enfants terribles. Esta é a análise feita pelo professor de filosofia e psicologia Gustavo Castañon, em seu artigo.

J.R. Guzzo comenta que nunca houve uma eleição tão roubada quanto a que aconteceu recentemente na Venezuela.

Publicidade

Marcio Antonio Campos analisa a blasfêmia olímpica ocorrida na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. 

Para inspirar e alegrar 

No Linkedin há 12 anos, Milton Beck foi o primeiro colaborador da rede social no Brasil. Hoje ele lidera a operação da rede social na América Latina e na África, e em entrevista, conta que hoje são 18 mil pessoas em sua equipe, atuando diretamente para criar ferramentas e soluções para o mercado.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]