Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Governo reage a projetos contra invasões

Enchente afeta 1,2 milhão de pessoas no RS. Brasil perde liderança internacional. Israel pressiona o Hamas

Foto área mostra situação da enchente na Região Metropolitana de Porto Alegre
Na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), água tomou conta das ruas (Foto: Lauro Alves/Secom)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Já chega a 85 o número de mortes causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. De acordo com a atualização divulgada no início da noite de segunda (6), três em cada quatro cidades do estado foram atingidas pelas cheias, que afetam cerca de 1,2 milhão de pessoas. Além do atendimento às vítimas, o estado enfrenta desafios de logística de transportes. Confira um panorama da situação.

Resgates não param. Para atender às famílias, equipes de resgate se revezam ao lado de voluntários em diversas regiões. Acompanhe alguns registros.

Efeitos no campo. Os efeitos da tragédia no Rio Grande do Sul também se estendem à alimentação, especialmente nos preços do arroz. Entenda por quê.

Política, Economia e Mundo

Governo Lula vs. agro. O governo federal pode comprar uma nova briga com a bancada do agronegócio no Congresso, ao sugerir a inconstitucionalidade de projetos contra invasões de terra.

Brasil longe da liderança internacional. Expectativa de Lula ao assumir a presidência: projetar-se como um líder mundial. Realidade: com seu radicalismo, não conseguiu sequer ser reconhecido como liderança regional.

Giro pelo mundo. O Hamas aceitou uma proposta de trégua em Gaza, mas Israel diz que ela não atende às exigências. Nos EUA, as revoltas estudantis anti-Israel podem atrapalhar a reeleição de Joe Biden.

Opinião da Gazeta

Não há limites para a repressão nas ditaduras. Em Cuba, sair às ruas para protestar contra o governo e cobrar melhores condições de vida é crime. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Ainda que continue a ser cultuada pelas esquerdas como um baluarte de “democracia popular” – o próprio presidente Lula chegou a chamá-la de “defensora de uma governança global mais justa” – a verdade é que o regime cubano não tem qualquer apreço por sua população.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Por trás da estratégia do Irã. O ataque desferido contra Israel expôs a estratégia regional e global do Irã. Artigo de Antonio Rubio mostra como ela vai além da religião.

Sergio Moro fala sobre o banco de DNA para criminosos.

Para inspirar e alegrar

Mães que dão colo a quem precisa. Você já ouviu falar em mães sociais? Conheça o trabalho das mulheres que se doam no cuidado temporário de crianças em vulnerabilidade.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.