| Foto:

Bom dia!

CARREGANDO :)

Jair Bolsonaro (PSL) vai contar com a ajuda de um militar para lidar com as redes sociais e a comunicação oficial. Parece, porém, que o presidente foi o último a ser avisado. Ao ver a notícia no perfil do UOL no Twitter, Bolsonaro respondeu acusando a publicação de fake news. A matéria, contudo, trazia o despacho publicado no Diário Oficial da União, assinado por Onyx Lorenzoni, o ministro-chefe da Casa Civil.

O confuso tuíte do presidente veio um dia depois de Bolsonaro expor em seu perfil um áudio da jornalista Constança Rezende, do jornal O Estado de São Paulo, acusando a imprensa de conspirar por um impeachment. A frase atribuída à jornalista, porém, não consta do áudio. Em duas notas, entidades como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiaram o ataque de Bolsonaro

Publicidade

Enquanto o presidente brinca de influencer nas redes sociais, o influencer Olavo de Carvalho parece estar brincando de presidente. A exoneração do coronel Ricardo Wagner Roquetti, um dos principais assessores do Ministério da Educação foi confirmada nessa segunda, mas Olavo exige que rolem mais cabeças. Segundo ele, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez “precisa concluir a limpeza e tirar todo mundo que foi colocado lá pelo Roquetti”. Poupando Bolsonaro, Olavo metralhou mais de 100 tuítes em menos de duas horas nesta segunda contra diversos grupos de adversários, incluindo membros do governo.

Fim da Lava Jato?

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta quarta-feira (13) se crimes comuns cometidos junto com crimes eleitorais devem ficar sob a alçada da Justiça Federal ou se devem passar para a Justiça Eleitoral. A reportagem de Kelli Kadanus, nossa repórter em Brasília, explica por que a força-tarefa da Lava Jato acredita que, se aprovada, a mudança de jurisdição significará o fim da operação

É essa também a opinião da Gazeta do Povo. No editorial desta terça (12), a Gazeta defende que a decisão poderá significar a consagração da impunidade no país

Basta que um condenado da Lava Jato alegue o cometimento de crime eleitoral conexo à corrupção para que as decisões judiciais proferidas até agora e que o afetem sejam anuladas. Provavelmente teremos a maior onda de confissões de caixa dois da história do país, com o único objetivo de destruir investigações e sentenças cuidadosamente construídas.

É o avião?

A tragédia com o voo da Ethiopian Airlines no domingo (10) teve uma série de repercussões nessa segunda (11). Várias companhias, bem como as autoridades aeronáuticas de vários países, decidiram suspender o uso de aeronaves Boeing 737 MAX-8, o modelo envolvido nesse acidente e na queda de outra aeronave na Indonésia, há apenas cinco meses. A Boeing deve perder 21 bilhões de dólares em valor de mercado após o episódio

Publicidade

No Brasil, o novo modelo era tido como peça-chave na expansão da Gol, que queria se tornar a maior operadora do 737 MAX-8 na América Latina – a empresa encomendou 100 aeronaves do modelo, com entrega entre 2017 e 2028. O Procon, porém, anunciou nessa segunda que vai pedir à Gol a suspensão imediata do uso desse tipo de aeronave.

Do bolso ao Bolsonaro

Quase 15 mil reais do fundo eleitoral – dinheiro público, pago pelo contribuinte – foram parar no bolso do marido da candidata a deputada federal Elisa Robson (PRP-DF). 60% dos “gastos de campanha” da candidata foram dispendidos com o próprio marido, a título de “serviços de coordenação de campanha eleitoral” e “serviço de divulgação de campanha”. Derrotada nas urnas, Elisa foi contratada como assessora do gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PSL), com salário de mais de 8 mil reais.

Apagão

A essa altura você já deve saber que a maior parte da Venezuela está sem energia elétrica desde quinta (7) – o que fez com que, a partir dessa segunda (11), a água também começasse a ficar escassa. Você já entendeu o porquê? Nesta reportagem, a Gazeta lista as várias versões da resposta – para o ditador Nicolás Maduro, a causa é um ciberataque operado pelos Estados Unidos.

Simples assim

O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, tentaria se eleger para um quinto mandato, o que gerou uma onda de protestos no país. Bouteflika, então, decidiu que retiraria seu nome da corrida presidencial – mas, ao mesmo tempo, adiou as eleições por tempo indeterminado. Filipe Figueiredo conta mais sobre o contexto do país em sua coluna na Gazeta.

Estônia acima de todos

Sabe a Estônia? O pequeno país europeu é líder quando o assunto é a relevância da produção científica. O Brasil publica artigos acadêmicos 22 vezes mais do que a Estônia, mas a nossa produção tem um impacto muito pequeno. Marcelo Hermes-Lima, da Universidade de Brasília (UnB), e Luís Fabiano Farias Borges, da Capes, analisam o que torna os resultados tão destoantes nos dois países.

Publicidade

Imagem do dia

Mulher vestida com trajes tradicionais caminha no dia das eleições legislativas da Coreia do Norte, na capital Pyongyang. Os norte-coreanos foram às urnas no domingo (10) para eleições que só poderiam ter um vencedor: o Partido dos Trabalhadores da Coreia, do ditador Kim Jong-un. 

Contra burguês

A rebeldia dos anos sessenta, revoltada contra os hábitos e a mentalidade da burguesia, acabou se tornando, ela mesma, a última revolução burguesa, reforçando o materialismo que inicialmente criticava. Fica aqui um gostinho do artigo de Carlo Lancelotti que defende essa tese

A contracultura dos anos sessenta, em vez de derrubar a sociedade burguesa, varreu as últimas restrições tradicionais que impediam sua expansão e, por fim, fez de tudo, inclusive do corpo humano, um objeto de comércio.

Vai pagar quanto?

A Polícia Civil apreendeu em Curitiba 800 gramas de uma droga sintética. Chute quanto esse montante renderia ao negociador – nada menos do que um Volkswagen Jetta zero quilômetro. Confira a reportagem de Lucas Sarzi.

Híbridos

Um projeto de lei que tinha a intenção de impedir que vereadores assumissem concomitantemente cargos no Executivo foi virado do avesso na Câmara Municipal de Curitiba e aprovado nessa segunda (11). O novo texto não só deixa de falar em proibição como ampliou as possibilidades dos vereadores: agora eles podem assumir cargos não só no Executivo municipal, como no estadual e no federal, sem ter que renunciar ao seu mandato na Câmara. Giulia Fontes conta a história da reviravolta.

Publicidade

Papo de jacaré

Um bar de Curitiba criou uma inédita linguiça de jacaré. A receita é feita com cortes como o lombo e o rabo do réptil, com uma porcentagem de toucinho suíno para dar liga. Dê uma olhada na iguaria na reportagem de Guilherme Grandi, no Bom Gourmet.

Boa terça-feira para você!