Bom dia!
Na manhã de ontem, um terremoto com epicentro na fronteira da Bolívia com o Paraguai foi sentido em terras brasileiras.
A repercussão foi tamanha que a Gazeta do Povo ouviu especialistas para explicar o evento e o risco da ocorrência de um grande terremoto no Brasil.
Por enquanto... Um terremoto muito mais provável é o que se forma em torno do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do habeas corpus preventivo que busca evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em decorrência da sua condenação em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá.
Não só são várias as organizações de juízes e advogados que rumam para Brasília para entregar ao STF documentos contrários e favoráveis ao pedido de Lula, como estão marcadas para hoje cerca de 100 manifestações pelo país favoráveis à prisão do ex-presidente.
Flávia Perry, inclusive, explicou alguns dos argumentos apresentados por juízes e promotores ao STF em defesa da manutenção da possibilidade de prisão após a condenação em segunda instância.
E, diante desse quadro, a presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia, pediu serenidade e respeito às opiniões divergentes:
Diferenças ideológicas não podem ser inimizades sociais. A liberdade democrática há de ser exercida sempre com respeito ao outro.
Para fechar o tema. Além de defender que a prisão e a inelegibilidade do ex-presidente Lula são inevitáveis, Edson José Ramon concluiu que, preso ou livre, Lula é um zumbi rodeado por fanáticos.
Dança das cadeiras
Conheça quem são os novos titulares de três ministérios e presidentes de duas estatais.
R$ 839 bilhões
É quanto valem os bens imóveis da União e Fernando Jasper fez uma análise do conjunto das propriedades imobiliárias do governo federal e apresentou alguns dos planos do governo para se desfazer desses bens:
Dentro do governo, o maior proprietário de bens imóveis é o Ministério da Defesa, dono de R$ 228 bilhões, ou 27,2% do total, segundo o Tesouro.
Afundando?
Evandro Éboli, com a possibilidade de uma eventual denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer (PMDB) por irregularidades na edição do decreto dos portos, analisou o cenário político que a denúncia encontraria na Câmara dos Deputados.
O crescimento da demanda
Comentando a divulgação de dados que sugerem uma aceleração na recuperação econômica em 2018, o Editorial da Gazeta do Povo explicou por que nem todos os atores econômicos poderão contribuir para esse cenário:
[É] preciso haver recuperação da demanda agregada, o que inclui elevação dos investimentos do governo e das empresas. No quadro atual, se o crescimento vier, virá movido pelo setor privado, já que do governo não se pode esperar grande contribuição.
Cautela no mercado
Mesmo com os juros menores, os dados referentes ao ano de 2017 indicam a manutenção da queda do volume de crédito imobiliário. Entenda alguns dos motivos para isso e qual parece ser a tendência para 2018.
Nem tudo é calculável
Entre a manutenção dos lucros e os riscos dos movimentos de inovação, o executivo Kenichiro Yoshida, um dos principais responsáveis pela recuperação financeira da Sony, tem um grande desafio pela frente como o novo CEO da multinacional japonesa.
Haja salada
Um dos maiores pepinos do mundo foi colhido no Paraná e o responsável por essa proeza, um empresário de Cascavel, contou como fez para cultivar esse gigante.
Expedição Safra
Em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, contou a história do baiano que pegou carona na “revolução dos sulistas” e hoje produz soja no Cerrado brasileiro.
A força da economia brasileira
A Gazeta do Povo foi conversar com Jorge Caldeira por ocasião do lançamento de seu livro “História da Riqueza no Brasil” e o escritor deixou claro:
O Brasil foi feito em unidades produtivas muito pequenas, quase familiares, com pouco ou nenhum capital, e com pessoas que eram empreendedoras. Hoje, é o dono da carrocinha, a cabeleireira da favela. Essa é a força da economia brasileira.
Na Costa Rica
Carlos Alvarado, do partido de centro-esquerda que governa atualmente o país, foi eleito como presidente. A derrota do candidato mais votado no primeiro turno surpreendeu.
Na Síria
Consolidando o controle do ditador Bashal al-Assad sobre os entornos de Damasco, capital do país, um dos principais grupos de rebeldes começou a deixar Guta Oriental.
Na África do Sul
Morreu, aos 81 anos, a ativista Winnie Mandela, ex-esposa de Nelson Mandela:
Madikizela-Mandela lutou incansavelmente pela [libertação de Nelson Mandela] e pelos direitos de sul-africanos negros, sofrendo anos de detenções, proibições e prisão pelas autoridades brancas.
Na China
O Ministério de Finanças do país anunciou a imposição de novas tarifas sobre 128 produtos dos Estados Unidos. A medida é uma resposta às novas tarifas sobre a importação de aço e alumínio pelo governo de Donald Trump.
Em defesa da natalidade
E do amor que só pode ser proporcionado pelas mães, o projeto de lei no Senado (PLS) 214/2017 prevê que o período de licença maternidade passe a ser contado somente após a alta hospitalar do bebê. As principais beneficiadas pela medida serão as mães de bebês prematuros.
Segundo dados da pesquisa Nascer no Brasil, divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no fim de 2016, a taxa de prematuridade brasileira é de 11,5%, quase duas vezes maior que a dos países europeus. 74% desses bebês são considerados prematuros tardios, ou seja, nascidos entre a 34ª e a 36ª semana de gestação.
Terapia esportiva
Ontem foi o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a equipe de Educação da Gazeta do Povo apresentou a história da curitibana que, cuidando do filho com autismo, concebeu um projeto para capacitar as famílias que lidam com crianças com a síndrome.
Balanço do feriado
Em relação à Páscoa passada, neste ano o feriado foi mais tranquilo nas estradas paranaenses. O excesso de velocidade e a embriaguez, no entanto, foram as principais causas de morte no trânsito.
Com malabarismos
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou os projetos referentes às gratificações pagas pelo Tribunal de Justiça do Paraná e pelo Ministério Público Estadual referentes ao acúmulo de atribuições pelos seus membros.
Entre amigos (e familiares)
Rogerio Galindo discutiu se algo muda com uma mulher, Cida Borgheti (PP), à frente do Iguaçu pela primeira vez na história do estado.
E explicou os obstáculos jurídicos que existem para uma eventual candidatura de Fernanda Richa, esposa do governador Beto Richa (PSDB), como vice-governadora na chapa de Cida para o governo do Estado nas eleições de 2018.
Já João Frey frisou: no Paraná, clãs familiares na política impedem surgimento de candidato outsider.
Patrimônio ambiental
Na capital paranaense, moradores do bairro de Vista Alegre estão mobilizados contra o corte de um cedro vermelho, espécie ameaçada de extinção.
Patrimônio cultural
A casa “flutuante” do Alto da XV será tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Curitiba (CMPC). Confira as fotos de um dos símbolos da arquitetura moderna curitibana.
Um bom dia a todos!