Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: PL e PT reforçam campanhas

EUA participam de perseguição do STF. Israel mata líder do Hamas. Cortes do governo não devem sanar contas

Marcel van Hattem denuncia, na Câmara, investigação sigilosa realizada contra ele.
O deputado Marcel van Hattem denunciou, em 15 de outubro, que está sendo alvo de uma investigação sigilosa motivada por um discurso feito na tribuna da Câmara. (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Sabe quem está envolvido com a investigação do STF contra o deputado federal Marcel van Hattem? O governo norte-americano de Joe Biden. É o que revela uma nova reportagem do jornalista Michael Shellenberger, do Public, em parceria com a Gazeta do Povo. Confira todos os detalhes de mais essa revelação.

Imunidade parlamentar em risco. A investigação contra Marcel van Hattem abriu mais um ponto de tensão entre STF e Congresso. Na avaliação de juristas, o caso é mais um avanço no sentido de fragilizar a imunidade parlamentar.

Política, Economia e Mundo

Promessa de corte de gastos. O governo Lula voltou a falar em corte de gastos e promete medidas nesse sentido. Mas, na avaliação de economistas, as propostas não são suficientes para equilibrar as finanças.

Reforços na campanha eleitoral. A disputa do segundo turno das eleições municipais segue nacionalizado. Tanto que PT e PL escalaram vitoriosos do primeiro turno para reforçar as campanhas.

A morte do líder do Hamas. Israel confirmou a morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas, consolidando assim a aniquilação dos arquitetos do 7 de outubro. Isso não significa, porém, o fim do grupo extremista.

Opinião da Gazeta

A admissão tardia de Simone Tebet. A ministra do Planejamento reconheceu: “chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos estrutural no Brasil”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A ministra do Planejamento pode falar à vontade em controle de gastos; o fato é que todas essas declarações de nada adiantarão se não vieram acompanhadas de medidas efetivas de redução de despesas. E por “medidas efetivas” não falamos dos pentes-finos em benefícios sociais.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Intelectuais ainda existem? Eles foram relevantes desde o Iluminismo até a ascensão das ideologias. Hoje, o artigo de Josemaria Carabante discute: os intelectuais ainda existem?

Flávio Gordon mostra como deu Barroso no “New York Times”.

Para inspirar e alegrar

Olhares sobre a guerra no Oriente Médio. Um retrato chocante da guerra no Oriente Médio, com depoimentos reveladores. É o que oferece “From the River to the Sea”, novo documentário da Brasil Paralelo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.