Bom dia!
“Toma lá, dá cá”. Calma, não é o que você está pensando. Esse é o nome de um quadro de entrevistas do canal do YouTube de Esther Castilho, uma menina de 8 anos que nesta segunda (29) entrevistou ninguém mais, ninguém menos do que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Na conversa com tons infantis, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, virou o “vovô” do governo.
Cuidando do rebanho
O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, disse em uma entrevista que um novo imposto – a Contribuição Previdenciária (CP) – seria aplicado inclusive a igrejas. Mais que depressa, Bolsonaro gravou um vídeo para dizer que não, senhor: nenhum imposto será criado em seu governo, muito menos um que envolva as igrejas – base importante do eleitorado do presidente.
O vídeo foi gravado logo antes de Bolsonaro embarcar para Ribeirão Preto (SP), onde falou a ruralistas, outra parte importante do seu eleitorado. Lá, deu detalhes do projeto que garante excludente de ilicitude ao proprietário rural que atire contra invasores. O presidente também falou do projeto que flexibiliza a posse de armas no campo e defendeu juros menores do Banco do Brasil para o fomento ao crédito rural.
Como gato escaldado tem medo de água fria – e ainda mais de uma água morna como uma declaração dessas –, o porta-voz da Presidência, Otávio de Rêgo Barros, teve que esclarecer no fim do dia que Bolsonaro não pretende intervir nos juros do banco estatal. Um terceiro gesto de solicitude a uma terceira porção do eleitorado: o mercado, que não gostou nadinha da insinuação intervencionista.
- Enquanto isso, a Polícia Federal cumpriu na manhã de segunda mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao PSL de Minas Gerais para investigar o esquema de candidaturas laranjas no estado. A PF diz que há elementos que apontam para a participação do ministro Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo, na fraude.
Nem queria mesmo
Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), a equipe informal de comunicação do governo, voltou a criticar nesta segunda a equipe oficial de comunicação do governo, depois de negar que esteja de olho na Secretaria de Comunicação. O vereador recordou que o seu pai havia dito que, se quisesse, ele teria um ministério – mas o único interesse de Carlos é “que o Brasil dê certo”.
E mais
- No editorial desta terça (30), a Gazeta do Povo comenta o processo contra o procurador Deltan Dallagnol por ter criticado uma decisão do Supremo Tribunal Federal.
- No Bom Gourmet, Guilherme Grandi compara os cheeseburgers do McDonald’s, do Burger King e do Dundee Burger, nova rede do Grupo Madero.
- Confira oito propostas contemporâneas para o novo pináculo da Catedral de Notre-Dame – e entenda o dilema entre reconstrução e reinterpretação.
- Quase dois anos depois do início da cobrança por despacho de bagagem, o preço das passagens aéreas não baixou. Luan Sperandio explica por quê.
Approveite
O app do Clube Gazeta do Povo foi totalmente reformulado e agora apresenta os descontos que estão perto de você através de um serviço de geolocalização. E essa é só uma das novidades. Confira – vale a pena lembrar que o Clube Gazeta do Povo é um dos maiores clubes de descontos do país, com mais de mil estabelecimentos.
Tenha uma ótima terça-feira!
Deixe sua opinião