Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Presidente do Chile é investigado

Evento marca leitura de carta da USP. STF aprova aumento para ministros. Moraes vai relatar registro de Bolsonaro

carta da USP
Faculdade de Direito da USP vai abrigar ato público nesta quinta-feira, 11 de agosto, em que será lido o manifesto (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer recebê-la diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só se inscrever aqui.

Após movimentar o cenário político-eleitoral e ser alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL), será lançada nesta quinta-feira (11) a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Saiba como será o evento de apresentação. Entre os signatários do manifesto, que proclama a defesa da democracia, estão dez apoiadores de ditaduras socialistas. Veja quem são eles.

Pedido de multa. Alexandre de Moraes foi sorteado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relator do processo de candidatura à reeleição de Bolsonaro. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) pediu que ele seja multado pela reunião com embaixadores.

Atos contra Bolsonaro. Centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis, entidades da sociedade civil e partidos políticos de esquerda realizam nesta quinta atos contra o presidente Jair Bolsonaro. Saiba como devem ser esses atos.

Política, Economia e Mundo

Aumento no STF. A ministra Rosa Weber foi eleita nesta quarta-feira (10) a próxima presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). No mesmo dia, os ministros aprovaram por unanimidade a proposta de reajuste salarial de 18% para os 11 integrantes da Corte.

Disputa pela Presidência. Candidato à Presidência pela quarta vez, Ciro Gomes (PDT) ainda não conseguiu fazer sua campanha decolar. Entenda por quê. A candidata do MDB, Simone Tebet, se diz feminista, porém, vem adotando um discurso moderado.

Opinião da Gazeta

A deflação esperada e os próximos desafios. A esperada deflação em julho veio na exata medida esperada pelos analistas do mercado financeiro. O IPCA de -0,68% é o menor de toda a série histórica iniciada em 1980 e representa a primeira deflação desde maio de 2020, quando a pandemia estava causando terremotos na economia mundial. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Caso não haja novos repiques na inflação nos próximos meses, haverá espaço para o Banco Central interromper o ciclo de alta dos juros, ou no máximo realizar mais uma elevação de 0,25 ponto na reunião de setembro, quando já se saberá o IPCA de agosto.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Os problemas ambientais do socialismo. Anticapitalistas costumam dizer que a ganância por lucro das empresas privadas é a causa da degradação do meio ambiente. Mas artigo do historiador e sociólogo Rainer Zitelman mostra que os problemas ambientais do socialismo eram muito maiores.

Daniel Lopez sentencia: a Era das Trevas chegou!

Para inspirar

Tecnologia contra o desperdício. A PinÓ, unidade de novos negócios da Gazeta do Povo, lança no próximo dia 31 a plataforma FoodHero, que visa combater o desperdício de comida e ajudar estabelecimentos a monetizar sobre os excedentes que seriam descartados. Conheça a iniciativa.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.