| Foto:

Bom dia!

CARREGANDO :)

Os 100 dias de governo de Jair Bolsonaro (PSL) tiveram até festinha. Em um evento com a presença de quase todo o gabinete nesta quinta (11) – com um logotipo que incluía um sinal de infinito, o que esperamos que não seja reflexo de nenhum subconsciente totalitário à solta em Brasília – o presidente anunciou um pacotão de medidas que incluem novas políticas nacionais nas áreas de alfabetização, drogas e gestão turística

Publicidade

Segundo o ministro Onyx Lorenzoni (DEM), da Casa Civil, as 35 metas do governo propostas para os primeiros 100 dias foram cumpridas. Fernanda Trisotto e Camila Abrão fizeram as contas e verificaram que o cenário não é bem esse. Confira em que pé está cada meta.

No editorial desta sexta-feira (12), a Gazeta do Povo se pergunta, refletindo sobre a decisão do governo de implantar o 13º do Bolsa Família: qual o papel do Estado na redução da miséria em uma economia liberal e como ele pode ou deve fazer isso?

Paz no trânsito

Uma das preocupações de Bolsonaro, os radares, não vai desaparecer tão fácil assim. Na quarta (10), a Justiça, atendendo a um pedido do senador Fabiano Contarato (REDE-ES), determinou que nenhum radar de velocidade deve ser retirado das rodovias federais. O presidente alega que os radares tiram a “paz” do motorista e estão a serviço de uma “indústria da multa”. O quanto existe de verdade nessa história de indústria da multa?

Liberdade

Gazeta do Povo defende convictamente a liberdade de expressão – e a condenação de Danilo Gentili pode abrir um precedente perigoso em relação a esse tema. Luan Sperandio lista cinco motivos pelos quais a liberdade de expressão deve ser plena – e explica por que, na legislação brasileira, ela não é. Paulo Polzonoff Jr. também comenta o episódio

Gentili é, a meu ver, um comediante medíocre com meia-dúzia de piadas razoáveis por ano, e o vídeo que ele gravou é mais expressão de indignação cívica do que de humor, mas criminalizar a raiva de alguém que se vê intimidado por uma parlamentar notadamente autoritária é ofensa muito maior do que a raiva em si.

Publicidade

Eleição gigante

Cerca de uma em cada oito pessoas do planeta podem votar nas eleições que começaram nesta quinta-feira (11) na Índia. Com 900 milhões de eleitores, as eleições indianas são as maiores do mundo e duram mais de um mês. Saiba o que está em jogo.

Imagem do dia

Pessoas e elefantes espirram água uns nos outros durante uma cerimônia para celebrar o ano novo budista, chamado localmente de Songkran, em Ayutthaya, na Tailândia. 

Histórica

Se você habita neste planeta, provavelmente ouviu falar que a primeira foto de um buraco negro na história foi divulgada na quarta (10). O que você talvez ainda não saiba é que um algoritmo responsável pela captação da imagem foi desenvolvido por uma pesquisadora de apenas 29 anos. Conheça a história de Katherine Bouman: 

Fiz meu PhD em visão computacional, um campo da ciência no qual você tenta compreender imagens. E ouvi falar desse projeto, dessa ideia de capturar a imagem de buracos negros. Na época eu mal sabia o que eram os buracos negros. Mas fui a uma reunião [na qual Shep Doeleman, o astrônomo de Harvard que dirige o projeto Event Horizon, falava dos buracos negros]. Não entendi nada do que ele falou, mas, assim que saí da reunião, soube que era algo no que eu queria trabalhar.

Dicas

Publicidade

Tenha um excelente fim de semana!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]