Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Nomeação imoral em SC

Fachin e o plano de segurança no RJ. Lewandowski na Justiça aproxima governo da Corte. O socorro para salvar a MP da Reoneração

A atuação do ministro Edson Fachin na "ADPF das Favelas" fere o pacto federativo previsto na Constituição, que garante aos estados autonomia para formular suas próprias políticas públicas, como as de segurança (Foto: Gustavo Moreno / SCO / STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O ministro Edson Fachin, do STF, tem tentado obrigar as polícias do Rio de Janeiro a seguir um plano feito pelo Conselho Nacional de Justiça com ONGs de esquerda. O objetivo seria reduzir a letalidade policial. As forças de segurança, no entanto, consideram algumas das exigências desproporcionais. Saiba os detalhes.

Ameaça terrorista. Uma apoiadora de Lula foi presa durante o ato do governo em alusão ao 8 de janeiro, na área externa do prédio do STF. Pessoas que presenciaram a cena relataram agressão a policiais judiciários e ameaça de contaminação com um agente biológico usado em ataques terroristas.

O legado de Paulo Guedes. Apesar de ter produzido resultados positivos, a agenda liberal encabeçada por Paulo Guedes, que foi ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PL), hiberna no Brasil. Enquanto isso, a Argentina de Javier Milei tenta uma reforma libertária. Leia mais.

Política, Economia e Mundo

SOS Supremo. O governo pode enfrentar uma nova derrota no Congresso. O risco envolve a medida provisória que põe fim à desoneração da folha de pagamentos dos setores que mais empregam no país. Mais uma vez, o STF deve ser acionado para ajudar na arrecadação.

Nomeação suspensa.indicação de Filipe Mello – filho do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) – para a Casa Civil catarinense não configura nepotismo, segundo a definição do STF. Mesmo assim, a medida é imoral, de acordo com especialistas. Veja o que eles dizem.

Giro pelo mundo. O Equador vive dias de terror: ontem, um canal de TV foi invadido por criminosos durante uma transmissão ao vivo. Na França, a primeira-ministra Élisabeth Borne renunciou após 20 meses no cargo.

Opinião da Gazeta

"Democracia inabalada". O primeiro aniversário dos atos de 8 de janeiro de 2023, com pouco mais de uma dezena de governadores, parlamentares aliados e outras autoridades, cumpriu à risca o roteiro esperado e que levou a oposição a ignorar a cerimônia. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A verdadeira democracia não se resume a eleições limpas e 'ambiente livre de golpe'. Ela pressupõe respeito às liberdades e garantias democráticas, proteção firme da liberdade de expressão, respeito ao devido processo legal e à ampla defesa.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Bárbara Destefani. Influenciadora conservadora denuncia perfis de esquerda após ameaça de morte e difamação

Parque Piedade. Prefeito do Rio denuncia que crime organizado cobrou R$ 500 mil para liberar obra pública

Eleições 2024. Após conversa com Lula, Marta Suplicy aceita ser vice de Guilherme Boulos, diz jornal

Sem critérios. “PL das Fake News privatiza a censura”, diz jurista especialista em liberdade de expressão

Colunas e artigos

Ana Hickmann e a alienação parental. Alexandre Correa, ex-marido da apresentadora, a acusa de interferir nos laços afetivos entre ele e o filho do casal, em mais um episódio da briga familiar. A promotora Celeste Leite dos Santos comenta sobre a possibilidade de prisão de Ana Hickmann, pedida pelo empresário na Justiça.

Marcio Antonio Campos comenta a CPI que mira o padre Júlio Lancellotti em São Paulo.

Guilherme Macalossi fala sobre a oposição e o 8 de janeiro.

Para inspirar e alegrar

Quem será o próximo chef? Já se inscreveu para o The Next Chef ou conhece alguém que se daria muito bem neste desafio? O Bom Gourmet deu a largada para selecionar quem serão os oito talentos da gastronomia curitibana que se enfrentarão nesta deliciosa competição. Veja como vai funcionar.

Tenha um ótimo dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.