Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
A fiscalização do Pix, pela Receita Federal, segue sendo um dos assuntos mais comentados e debatidos na internet e fora dela. Mas especialistas indicam que, caso os contribuintes sintam que suas garantias estejam sendo desconsideradas, eles podem contestar judicialmente a ação. Entenda melhor como isso pode ser feito e como evitar cobranças.
Capacidade de ensinar. A ONG Todos pela Educação concluiu que a maioria dos concursos de professores no Brasil não cobra uma habilidade essencial: a da prática do ensino em sala de aula. E o concurso unificado proposto pelo governo não deve resolver o problema na formação de docentes no país.
Legislativo x Judiciário. A troca de comando na Câmara, de Arthur Lira para Hugo Morra, traz um grande risco de paralisação da tramitação de propostas de emendas à Constituição que limitam o poder do STF. Veja que propostas são essas.
Política, Economia e Mundo
Guerra na Europa
O chefe de gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convidou o governo brasileiro para intermediar uma negociação com a Rússia pela devolução de cerca de 20 mil crianças e adolescentes ucranianos sequestrados em território invadido por Moscou.
Importação de energia da Venezuela
O Brasil iniciou, na última segunda-feira (13), testes para uma futura importação de energia da Venezuela para o estado de Roraima. O objetivo é verificar as condições da linha de transmissão que liga Boa Vista, capital de Roraima, à cidade de Santa Elena de Uiarén, na Venezuela.
Reforma tributária
Fernando Haddad informou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é manter a isenção do Imposto de Renda para rendas de até dois salários mínimos em 2025.
Opinião da Gazeta
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou. Nesta terça-feira, o presidente Lula empossou seu novo ministro da Secretaria da Comunicação Social: o marqueteiro Sidônio Palmeira, que assumiu a pasta, substitui Paulo Pimenta, defenestrado porque, por algum motivo que escapa a Lula (e só a ele), a população não está aprovando entusiasticamente o seu governo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O problema do governo Lula não é ter uma comunicação deficiente, mas ter muito pouco de bom a comunicar. Não há ministro-marqueteiro capaz de resolver uma situação como essa se o restante do governo não estiver interessado (como de fato não está) em uma mudança de rumos.
O que mais você precisa saber hoje
Intolerância. Relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Agenda progressista. Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Regulação das redes. Quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Programa mais professores. Lula lança bolsa de R$ 1.050 a universitários para incentivar formação de professores
Colunas e artigos
Para o Conanda e sua agenda abortista, quem são 900 juízes na fila do pão? A grande maioria dos ministérios do governo federal é chefiada por pessoas que não detém nenhum conhecimento da área em que estão atuando e essa infelicidade não é diferente no caso do Conanda, um pequeno órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos que, até pouquíssimo tempo atrás, quase ninguém, sequer tinha ouvido falar. Leia o artigo de Danilo de Almeida Martins, defensor público federal em Brasília.
Rodrigo Constantino acha “curioso” o fato de Lula colocar sigilo em gastos da Janja por 100 anos.
Guilherme Macalossi comenta o desejo de Lula de se tornar o dono da democracia, a exemplo do evento realizado em memória do 8/1 e do pedido feito por ele para alterações na galeria de ex-presidentes no Palácio do Planalto.
Para inspirar e alegrar
Como a independência alimentada pela tecnologia está moldando o mundo dos negócios. A 25ª edição do relatório Accenture Technology Vision 2025 revela que uma nova era de digitalização está surgindo, sinalizando para o fato de que a inteligência artificial está aprendendo continuamente e impulsionando novos níveis de autonomia nas empresas. Saiba o que mais diz o relatório.