Bom dia!
Para começar. O Brasil alcançou a 13ª posição no ranking mundial das potências militares, de acordo com a revista GlobalFirepower, que faz um ranking de 137 países de acordo com seu poder de fogo. No ranking de 2019, o Brasil ganhou uma posição em relação a 2018 e segue como a principal força militar da América Latina. Clique aqui para ler a reportagem de Roger Pereira.
Família, religião e defesa da vida: as diretrizes do novo partido de Bolsonaro. O Aliança pelo Brasil, novo partido do presidente, realizou a sua convenção de lançamento, na quinta-feira (21), com um forte discurso religioso e de oposição a movimentos de esquerda. Veja todos os detalhes, por Olavo Soares.
Contribuinte banca turismo religioso de deputados e senadores. Lucio Vaz mostra que a romaria de 13 deputados e quatro senadores a Roma para assistir a cerimônia de canonização de Irmã Dulce, no Vaticano, em 13 de outubro, custou R$ 250 mil aos cofres públicos. Confira a lista dos políticos.
O mais importante de ontem no Brasil
- Gugu Liberato. Informações sobre suposta morte de Gugu Liberato são “inverídicas”, diz assessoria
- Futuro de Lula. Os ministros do STF que podem ressuscitar Lula na política ou “enterrá-lo de vez”
- Imposto de Renda. Governo estuda aumentar alíquota máxima do IR de 27,5% para 35%
- Educação. Governo anuncia 54 novas escolas cívico-militares para 2020
- Ação policial. Bolsonaro envia ao Congresso projeto que isenta policiais em operações
- Julgamento no STF. Compartilhamento de dados da Receita é constitucional, vota Moraes no STF
Economia
Nossa opinião. Nosso editorial destaca que, entre as várias consequências da crise e da recessão legadas ao Brasil pelo lulopetismo e que ainda perduram, está a redução nos investimentos na malha viária brasileira:
"O Estado claramente não dispõe dos recursos necessários para recuperar e modernizar tantas estradas"
O que a PEC Paralela da Previdência muda no cálculo da aposentadoria que entrou em vigor? A ideia dos senadores na proposta é retardar a data de entrada em vigor da nova metodologia de média salarial e permitir que até 2024 as pessoas se aposentem com parte da fórmula de cálculo antiga, em geral mais benéfica ao trabalhador. A correspondente Jéssica Sant’Ana explica todos os detalhes.
Mundo
Colômbia. Ontem foi a vez de a Colômbia se unir à onda de protestos na região. Milhares de pessoas foram às ruas de cidades de todo o país insatisfeitas com políticas do presidente Iván Duque. Saiba por que os colombianos estão descontentes.
Bolívia. Tumulto também na capital da Bolívia. Manifestantes fizeram uma marcha de El Alto a La Paz levando os caixões dos mortos durante a operação policial para acabar com o bloqueio de uma refinaria. A polícia dispersou a manifestação com gás lacrimogêneo nos arredores da sede do governo.
Para inspirar
Como a parceria com a iniciativa privada reergueu dois cartões-postais de Curitiba. Antes com dificuldades de andar com as próprias pernas, os espaços, que vão bem, parecem ter um futuro ainda mais promissor. Leia na reportagem de Carlos Coelho.
Tenha um ótimo dia!
Deixe sua opinião