Ditador Nicolás Maduro teve eleição ratificada pelo Tribunal Supremo da Venezuela.| Foto: EFE/Miguel Gutiérrez
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Aparelhado pelo chavismo, o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela ratificou nesta quinta (22) a vitória do ditador Nicolás Maduro na eleição presidencial de 28 de julho, a despeito das evidências de fraude e da ampla contestação do resultado. Com a decisão, o regime chavista deve intensificar a perseguição aos líderes da oposição no país.

Publicidade

Contas para o impeachment. O que acontece caso o presidente do Senado acate o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes? Entenda o processo e saiba quantos votos são necessários.

A polêmica das emendas. Em meio ao debate sobre emendas parlamentares, um relatório do STF mostrou que houve maior transparência durante o governo de Jair Bolsonaro.

Política, Economia e Mundo

Novas pesquisas eleitorais. O Datafolha divulgou uma nova rodada de pesquisas sobre as eleições municipais. Confira os números de São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais.

Taxação dos super-ricos. O ministro Fernando Haddad defende a criação de um imposto global sobre bilionários, a fim de combater a fome. No entanto, a ideia é tida como utópica.

Imposto de herança volta à pauta. O STF vai decidir até a próxima semana se o chamado imposto de herança deve ou não incidir sobre planos de previdência privada. Entenda o que está em discussão.

Publicidade

Opinião da Gazeta

A Ucrânia surpreende o mundo e desmoraliza Putin. Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, a Rússia viu seu território invadido por uma força estrangeira, um golpe no moral de Putin. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Embora o objetivo final seja a recuperação de todo o território ucraniano tomado pelos russos, a invasão e a ocupação de áreas da Rússia pela Ucrânia se tornaram ato de guerra legítimo como meio de defesa diante da agressão injusta e unilateral iniciada mais de dois anos atrás.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Contas públicas. Máquina pública pode “travar” até 2028 com aumento de despesas obrigatórias, alerta TCU

Ranking. Sul e Sudeste têm os estados mais competitivos do país

Publicidade

Eleições 2024. Voto evangélico é disputado entre direita e esquerda em Recife

Estudo. Políticas antipetróleo podem estar causando maior consumo de petróleo

Colunas e artigos

E se escolhêssemos os políticos por sorteio? Há quem diga que, ao invés de eleição, os representantes políticos deveriam ser escolhidos por sorteio. Em artigo, Gary M. Galles traz algumas reflexões sobre essa ideia.

J.R. Guzzo mostra que o trabalho do atual CNJ é perseguir juízes que não são dóceis a Moraes.

Paulo Polzonoff Jr. pergunta: Pablo Marçal é o novo Bolsonaro?

Publicidade

Para inspirar e alegrar

Ainda vale a pena ver “Os Simpsons”? Lá se vão 35 anos da série animada “Os Simpsons”. E, mesmo depois de tanto tempo ela ainda diverte, agora zoando influenciadores e a patota woke.