Bom dia!
A 2.ª Turma do STF aceitou o pedido da defesa de Lula e analisou nesta terça-feira os dois habeas corpus que poderiam libertar o ex-presidente. O primeiro foi rejeitado; o segundo, adiado, já que o ministro Gilmar Mendes insistiu em votar não o habeas corpus, mas uma medida liminar para colocar Lula em liberdade enquanto o julgamento não terminasse. A proposta foi rejeitada por 3 votos a 2. E Lula continua preso.
- Renan Barbosa analisa como Celso de Mello segurou a proposta de Gilmar Mendes para soltar Lula.
- Prevendo uma derrota de seu decreto sobre o porte de armas na Câmara dos Deputados, Bolsonaro resolveu revogá-lo nesta terça-feira e, tirando os pontos mais polêmicos, publicou mais três sobre o tema. Quem conta os detalhes é Roger Pereira.
- Não foi só com o decreto sobre armas que o Executivo teve seus atos questionados por outros poderes. Juliano Pedrozo enumera quais medidas do presidente foram parar no STF.
- Outra pauta sempre defendida por Jair Bolsonaro é a redução da maioridade penal. Luan Sperandio apresenta um estudo que indica que isso poderia reduzir em até 63% o número de homicídios cometidos por menores.
- Uma boa iniciativa para a educação: o Paraná lançou um programa em parceria com a Universidade de Cambridge para melhorar o nível de inglês dos professores universitários. Leia a matéria de Fábio Luporini.
Opinião da Gazeta
No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta o julgamento do habeas corpus de Lula:
"O que Mendes, crítico ferrenho de Moro e da Operação Lava Jato, sugeriu era bastante conveniente para a defesa. Afinal, na melhor das hipóteses, a liminar seria deferida e Lula estaria pronto para sair da cadeia; se a liminar não prosperasse, como de fato não prosperou, o HC continuaria vivo para ser julgado mais adiante."
Imagem do dia
Aprofunde-se
Você sabe o que é “lugar de fala”? O termo está bastante presente nos discursos de correntes que defendem, ou pelo menos dizem defender, as minorias. Contudo, uma análise mais aprofundada do seu conceito revela apenas uma submissão servil e irrefletida a pensadores niilistas europeus. O nosso colunista Paulo Cruz explica tudo sobre o assunto.
Lá fora
As tensões entre EUA e Irã aumentaram e causaram uma troca de provocações entre os líderes dos dois países no começo desta semana. Após novas sanções americanas contra Teerã, o presidente Hassan Rouhani sugeriu que Trump teria um problema mental, dizendo que suas ações são "mentalmente retardadas". Já Trump disse que os EUA responderão a qualquer ataque vindo do Irã com força "grande e esmagadora", que poderia até mesmo "obliterar" algumas áreas.
O ex-chefe da inteligência de Maduro revela os segredos do ditador venezuelano. Manuel Ricardo Figuera foi um leal apoiador de Nicolás Maduro e participou do levante cívico-militar da oposição em 30 de abril. Quando o levante fracassou, ele buscou refúgio na Colômbia. Agora, nos EUA, aumenta as acusações sobre o regime. Conheça os segredos do chavismo revelados por ele.
Para começar o dia inspirado
O trabalho dos médicos por si, muitas vezes, já é inspirador, mas a obstetra Danysa Nascimento de 43 anos foi além: criou uma ação voluntária que mudou a vida de muitas gestantes carentes. Ela começou a juntar itens doados por pacientes da rede particular e distribuir às mulheres atendidas pelo SUS. A ação começou em 2012 no município de Biritiba Mirim, no interior de São Paulo, e desde então já conseguiu distribuir mil enxovais. Quem conta essa bela história é a Raquel Derevecki.
As dicas que só a Gazeta traz
- Se você gosta de hambúrguer, peça a carne no ponto! O risco de contaminação em hambúrguer malpassado é maior do que em picanha. Conheça os detalhes com Roger Pereira.
- Saiu a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. E tem um brasileiro no meio deles! Quem dá a lista completa é a Marina Mori.
- O iF Design Award, considerado por muitos o ‘Oscar’ do design internacional, está em seus últimos dias para inscrições com 40% de desconto (edição de 2020). Saiba mais em HAUS.
E para aqueles que estavam estranhando o calor deste inverno, saibam que vem frente fria por aí. Preparem-se e tenham uma ótima quarta-feira!