Bom dia!
A 2.ª Turma do STF aceitou o pedido da defesa de Lula e analisou nesta terça-feira os dois habeas corpus que poderiam libertar o ex-presidente. O primeiro foi rejeitado; o segundo, adiado, já que o ministro Gilmar Mendes insistiu em votar não o habeas corpus, mas uma medida liminar para colocar Lula em liberdade enquanto o julgamento não terminasse. A proposta foi rejeitada por 3 votos a 2. E Lula continua preso.
- Renan Barbosa analisa como Celso de Mello segurou a proposta de Gilmar Mendes para soltar Lula.
- Prevendo uma derrota de seu decreto sobre o porte de armas na Câmara dos Deputados, Bolsonaro resolveu revogá-lo nesta terça-feira e, tirando os pontos mais polêmicos, publicou mais três sobre o tema. Quem conta os detalhes é Roger Pereira.
- Não foi só com o decreto sobre armas que o Executivo teve seus atos questionados por outros poderes. Juliano Pedrozo enumera quais medidas do presidente foram parar no STF.
- Outra pauta sempre defendida por Jair Bolsonaro é a redução da maioridade penal. Luan Sperandio apresenta um estudo que indica que isso poderia reduzir em até 63% o número de homicídios cometidos por menores.
- Uma boa iniciativa para a educação: o Paraná lançou um programa em parceria com a Universidade de Cambridge para melhorar o nível de inglês dos professores universitários. Leia a matéria de Fábio Luporini.
Opinião da Gazeta
No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta o julgamento do habeas corpus de Lula:
"O que Mendes, crítico ferrenho de Moro e da Operação Lava Jato, sugeriu era bastante conveniente para a defesa. Afinal, na melhor das hipóteses, a liminar seria deferida e Lula estaria pronto para sair da cadeia; se a liminar não prosperasse, como de fato não prosperou, o HC continuaria vivo para ser julgado mais adiante."
Imagem do dia
Aprofunde-se
Você sabe o que é “lugar de fala”? O termo está bastante presente nos discursos de correntes que defendem, ou pelo menos dizem defender, as minorias. Contudo, uma análise mais aprofundada do seu conceito revela apenas uma submissão servil e irrefletida a pensadores niilistas europeus. O nosso colunista Paulo Cruz explica tudo sobre o assunto.
Lá fora
As tensões entre EUA e Irã aumentaram e causaram uma troca de provocações entre os líderes dos dois países no começo desta semana. Após novas sanções americanas contra Teerã, o presidente Hassan Rouhani sugeriu que Trump teria um problema mental, dizendo que suas ações são "mentalmente retardadas". Já Trump disse que os EUA responderão a qualquer ataque vindo do Irã com força "grande e esmagadora", que poderia até mesmo "obliterar" algumas áreas.
O ex-chefe da inteligência de Maduro revela os segredos do ditador venezuelano. Manuel Ricardo Figuera foi um leal apoiador de Nicolás Maduro e participou do levante cívico-militar da oposição em 30 de abril. Quando o levante fracassou, ele buscou refúgio na Colômbia. Agora, nos EUA, aumenta as acusações sobre o regime. Conheça os segredos do chavismo revelados por ele.
Para começar o dia inspirado
O trabalho dos médicos por si, muitas vezes, já é inspirador, mas a obstetra Danysa Nascimento de 43 anos foi além: criou uma ação voluntária que mudou a vida de muitas gestantes carentes. Ela começou a juntar itens doados por pacientes da rede particular e distribuir às mulheres atendidas pelo SUS. A ação começou em 2012 no município de Biritiba Mirim, no interior de São Paulo, e desde então já conseguiu distribuir mil enxovais. Quem conta essa bela história é a Raquel Derevecki.
As dicas que só a Gazeta traz
- Se você gosta de hambúrguer, peça a carne no ponto! O risco de contaminação em hambúrguer malpassado é maior do que em picanha. Conheça os detalhes com Roger Pereira.
- Saiu a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. E tem um brasileiro no meio deles! Quem dá a lista completa é a Marina Mori.
- O iF Design Award, considerado por muitos o ‘Oscar’ do design internacional, está em seus últimos dias para inscrições com 40% de desconto (edição de 2020). Saiba mais em HAUS.
E para aqueles que estavam estranhando o calor deste inverno, saibam que vem frente fria por aí. Preparem-se e tenham uma ótima quarta-feira!
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro