Para começar este resumo de notícias. O pedido de impeachment apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), colocou mais fervura na crise entre os poderes. Nesta segunda-feira (23), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-DF), afirmou que o pedido dificulta a relação e o diálogo. Caberá ao Senado analisar se o pedido de impeachment terá seguimento na Casa. Pacheco defendeu uma avaliação técnica do pedido e prometeu seguir o parecer jurídico sobre o assunto.
Interferência na PF. Também nesta segunda, Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal a colher novos depoimentos no inquérito que apura a interferência de Bolsonaro na corporação.
Governadores. A crise entre os poderes foi assunto de uma reunião entre governadores e vice-governadores. Os participantes decidiram solicitar um encontro com Bolsonaro e outro com representantes do STF, na tentativa de apaziguar os ânimos. Saiba o que mais ficou decidido.
Nossa visão
Denúncia contra Lula rejeitada. A Justiça Federal em Brasília rejeitou a denúncia contra Lula no caso do sítio do Atibaia, além de extinguir, pela prescrição, a punibilidade do petista e de todos os demais envolvidos que já tivessem completado 70 anos. Pelo mesmo caso, Lula tinha sido condenado na primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão; a condenação foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, com aumento da pena – todo esse trabalho, no entanto, foi jogado no lixo com a sequência de decisões do Supremo. Tema para o nosso editorial: O sítio de Atibaia e a denúncia rejeitada contra Lula.
Afinal, as evidências podem ter se tornado imprestáveis para seu uso em um tribunal, mas elas não desapareceram. O STF não apagou o nome dos netos de Lula nos pedalinhos, não removeu os objetos pessoais do ex-presidente que enchiam o sítio, não desviou a rota dos carros de Lula que realizaram inúmeras visitas ao imóvel, não desintegrou a escritura do sítio e as notas fiscais encontradas pela Operação Aletheia na casa do petista em São Bernardo do Campo.
Utilidade pública
Redução de energia. O Ministério de Minas e Energia divulgou as regras do programa de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica, mais uma medida para enfrentamento da crise hídrica. Veja o que estabelece o programa. Cristina Seciuk explica ainda quais fatores fazem com que o risco de racionamento seja real.
Pfizer aprovada. A agência reguladora de medicamentos dos EUA concedeu aprovação definitiva para a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 no país. Já a agência reguladora do Reino Unido aprovou o uso do medicamento Ronapreve contra a Covid. Porém, ele não serve para todo mundo. No Brasil, mais duas famílias denunciaram mortes por superdosagem de cloroquina.
Atualização. O Brasil registrou mais 321 mortes por Covid-19 e 13.103 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 20.583.994 diagnósticos positivos e 574.848 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 123.264.643 com a primeira dose e 55.286.442 com a segunda.
Política e economia
Sabatina de Aras. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realiza nesta quarta (24) a sabatina com Augusto Aras, indicado para mais um mandato como procurador-geral da República. Renan Ramalho mostra o que espera Aras na comissão e quais as possibilidades de aprovação do seu nome. Conheça também um pouco mais sobre a carreira do procurador-geral.
Eleições 2022. Está em discussão na Câmara dos Deputados o projeto de lei que cria o Código de Processo Eleitoral e que, se aprovado, trará uma série de mudanças nas eleições de 2022. Entre elas, algumas que enfraquecem a fiscalização e a punição de candidatos e partidos, como explica Wesley Oliveira.
Giro pelo mundo. Você sabe qual a relação entre o Talibã, que assumiu o poder no Afeganistão, e o grupo terrorista Al-Qaeda? Helen Mendes conta. Saiba também para onde serão enviados os refugiados afegãos que estão fugindo do país. Ex-líderes latino-americanos manifestaram preocupação com a saúde de Jeanine Añez, ex-presidente da Bolívia que está presa.
O que mais você precisa saber hoje
Senado. IBDR critica decisão de Alcolumbre de não pautar indicação de Mendonça ao STF
Crédito. Com desemprego e alta de preços, brasileiro amplia dívidas e recorre mais ao cartão
Conservadores. Scruton, Mises, Hayek e Oakeshott são “ideólogos extremistas”?
Artigo. A China quer que você seja um militante antirracista enquanto faz limpeza étnica nos uigures
Colunas e artigos
Crime de opinião. Entre as personalidades que tiveram o sigilo quebrado pela CPI da Covid está Flavio Gordon, colunista da Gazeta. Aqui ele explica qual teria sido o crime de opinião que motivou o pedido. A ofensiva contra a liberdade de expressão é também o tema do programa Hora do Strike, com a presença de Leandro Ruschel. Madeleine Lacsko fala dos adolescentes que usam da superficialidade para trair suas famílias.
Para inspirar
Estudos no exterior. Estudante de escola pública e sem condições de frequentar cursinhos pré-vestibulares, Rhayssa dos Santos Braz passou em nada menos que 10 processos seletivos de universidades internacionais. Agora ela busca patrocínio para realizar o sonho de estudar no exterior. Raquel Derevecki conta essa história. Tenha um bom dia e uma ótima semana!