Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Lira volta a defender semiparlamentarismo

Governistas avançam contra CPI do 8/1. Mais um ministro é alvo de denúncia. Reforma pode encarecer alimentos

Obras recuperação Senado
Governistas retiraram apoio a CPI para investigar atos de 8 de janeiro. (Foto: Andre Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O governo Lula segue com a força-tarefa para tentar desmobilizar o pedido de criação de uma CPI para investigar os atos de vandalismo de 8 de janeiro. Das 44 assinaturas alcançadas no início do ano pela senadora Soraya Thronicke, apenas 15 foram ratificadas. Para que a comissão seja criada, são necessárias pelo menos 27 adesões. Nove senadores governistas retiraram seus nomes. Veja quem são.

Denúncia contra ministro. Mais um ministro do governo Lula é acusado de ter omitido bens na declaração ao TSE. Dessa vez, Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social.

Defesa do semipresidencialismo. O presidente da Câmara, Arthur Lira, voltou a manifestar apoio ao semipresidencialismo, porém, sem afetar Lula. Entenda.

Política, Economia e Mundo

Dino no Complexo da Maré. Flávio Dino, ministro da Justiça, fez uma visita ao Complexo da Maré, no Rio. Para policiais, isso não seria possível sem o aval da facção criminosa que domina a região.

Alimentos mais caros. O Ministério da Fazenda vem defendendo uma reforma tributária que crie alíquota única de impostos para produtos e serviços. Porém, isso pode aumentar os preços dos alimentos.

Giro pelo mundo. O Legislativo da França rejeitou moções e aprovou a reforma previdenciária do governo Macron. Na Nigéria, crescem protestos contra a moeda digital e a escassez de dinheiro vivo.

Opinião da Gazeta

O misterioso arcabouço fiscal. Após fazer suspense, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou ao presidente da República o projeto do chamado “arcabouço fiscal”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Infelizmente, é bastante plausível o cenário em que Lula cumpra seu discurso e parta para o pior caminho ao aumentar gastos e impostos, gerar mais déficit, expandir a dívida pública e tentar de algum modo baixar a taxa de juros na marra.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Grupo LGBT paga manifestantes. Nos EUA, um grupo LGBT paga manifestantes para criticar a lei que impede homens biológicos de competir em categorias femininas. Artigo de Elizabeth Troutman dá os detalhes.

Para inspirar

Da cozinha de casa aos negócios. Do tabuleiro da baiana às marmitas fit, há séculos a cozinha de casa é um importante trampolim para o empreendedorismo feminino. Conheça algumas histórias.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.