Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O Conselho Monetário Nacional (CNM) faz nesta quinta-feira (16) a primeira reunião desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro colocará frente a frente o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento). Isso num momento em que ocorre um embate entre as partes motivado pela taxa de juros. Saiba o que será discutido.
Nova regra fiscal. Antes previsto para abril, o novo arcabouço fiscal, que substituirá o teto de gastos, será antecipado para março, conforme anunciou Haddad.
“Gabinete alternativo”. Partidos de oposição estão se organizando para monitorar de perto qualquer falha ou contradição do governo. Saiba como vai funcionar o “gabinete alternativo”.
Política, Economia e Mundo
Relação com os militares Depois do episódio de 8 de janeiro, as relações entre o governo Lula e os militares pode azedar ainda mais com demandas da esquerda no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso.
Prisão em segunda instância. A pedido de Sergio Moro (União-PR), o Senado desarquivou projeto que restabelece a prisão em segunda instância. Negociações partidárias podem colocar Moro junto de um desafeto.
Giro pelo mundo. O Congresso norte-americano vai definir em breve quanto o país irá doar ao Fundo Amazônia. No Equador, o governo conservador vê apertar o cerco da esquerda.
Opinião da Gazeta
A economia e as tensões políticas. No atual quadro nacional, imperam em grande parcela da população e dos agentes de mercado a descrença no crescimento econômico. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Como se não bastasse a polarização da sociedade, o clima político é ruim e, para piorar, Lula desmente seu próprio discurso de aplacar os ânimos, pacificar a nação e diminuir o divisionismo.
O que mais você precisa saber hoje
Imitando o império. Como a esquerda brasileira foi colonizada pela esquerda americana
Ativismo. ONGs pedem a redes sociais ações contra violência política e “negacionismo socioambiental”
Diversificação de itens. Exportações para a China podem crescer 76,2% até 2030
Colunas e artigos
A guerra contra o Ocidente. O mundo anglo-saxão vive uma obsessão antirracista que também se manifesta na difamação da cultura ocidental. Entenda no artigo de Ignacio Aréchaga.
Cristina Graeml crava: Deltan Dallagnol mostra a que veio logo na largada como deputado.
Marcel van Hattem fala da nova fase de Lula Ódio e Rancor.
Para inspirar
Uma descoberta de milhares de anos. Uma equipe de pesquisadores do Paraná encontrou a primeira arte rupestre com araucárias, feita há milhares de anos. Confira os detalhes dessa descoberta.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas