Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Enquanto o Congresso aumenta o controle sobre o orçamento, o governo Lula defende junto ao STF a regularidade das emendas de comissão, verbas reservadas por comissões temáticas para atender indicações dos parlamentares. A prática foi questionada no Supremo pelo Partido Novo, que classifica como um novo “orçamento secreto”. Entenda a discussão.
Mais arrecadação. O Senado aprovou a MP que define novas regras para empresas beneficiadas com subvenções, principal aposta do governo para aumentar a arrecadação.
Longe da meta. Mesmo com essa e outras medidas já aprovadas, o ministro Fernando Haddad segue longe da meta de zerar o déficit primário em 2024. Saiba o que falta.
Política, Economia e Mundo
Reforma tributária promulgada. Em sessão solene no Congresso, foi promulgada a PEC da reforma tributária. No plenário, o vice-presidente do PT agrediu um deputado de oposição.
Alertas na economia. Apesar de elevar a nota do Brasil, a agência S&P alertou para a dívida e o excesso de gastos do governo. Também previu piora no desempenho da economia brasileira em 2024.
Giro pelo mundo. O presidente argentino Javier Milei anunciou mais um pacote econômico. Saiba como a decisão do Colorado pode inviabilizar ou fortalecer a candidatura de Donald Trump.
Opinião da Gazeta
Cansaço constitucional. Os chilenos rejeitaram o texto de uma nova Constituição pela segunda vez em pouco mais de um ano. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Ao contrário de outras nações que passaram por transições semelhantes – inclusive o Brasil –, os chilenos não se deram uma nova Constituição no momento mais propício, que era aquele imediatamente depois do fim da ditadura.
O que mais você precisa saber hoje
Presos do 8/1. “Medidas cautelares impostas por Moraes são tortura”, afirmam advogados
Presidente do STF. Barroso diz que não vai pautar no “curto prazo” a descriminalização do aborto
Recuperação em 2024. Em queda, setor de máquinas descarta crise e aposta em retomada de carona com o agronegócio
Colunas e artigos
União Europeia contra o X. A União Europeia iniciou uma ofensiva à liberdade de expressão. Artigo de Michael Shellenberger mostra qual é o principal alvo: a rede X e seu proprietário, Elon Musk.
Marcel van Hattem questiona: reciprocidade? Só se for pelo bem do país.
Luiz Philippe de Orleans e Bragança destaca as Consagrações do Brasil.
Para inspirar e alegrar
Mais que cozinha, o coração da casa. Para muitos, a cozinha é o coração da casa. Pensando nisso, apresentamos três projetos para trazer mais prazer, funcionalidade e praticidade ao espaço.
Tenha um ótimo dia!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura