• Carregando...
EUA reconhecem González como vencedor da eleição na Venezuela
Em comunicado, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse que o resultado do CNE que deu a vitória a Maduro “não representa a vontade do povo venezuelano”| Foto: EFE/EPA/ROLEX DELA PENA| Foto:

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (1º), que reconhece o oposicionista Edmundo González como o vencedor da eleição presidencial na Venezuela. De acordo com a nota assinada pelo secretário de Estado americano, Antony Blinke, o resultado do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) “não representa a vontade do povo venezuelano”. Veja o que mais disse Blinke.

Perseguição contra a oposição: Em meio aos atos de protestos pacíficos na Venezuela, os Coletivos, grupos pró-Maduro, têm se infiltrado para promover a violência e o terror entre a população, sem que haja interferência policial para contê-los. 

Olimpíadas 2024. Imane Khelif, atleta transgênero, lutou contra a italiana Angela Carini na categoria até 66kg nesta quinta-feira (1º). A luta durou 46 segundos, porque Carini desistiu após um soco no rosto. Furiosa e em prantos, ela gritou “isso é injusto”.

Política, Economia e Mundo 

Violência na Venezuela

Entre as forças que propagam a violência nas ruas da Venezuela estão os Coletivos, grupos pró-chavismo que se mobilizam para atacar a oposição e os críticos do regime com "força de choque".

Contas públicas

Os números recordes da arrecadação tributária no primeiro semestre não foram suficientes para equilibrar as contas da União e demonstram a dificuldade que o governo de Lula terá para cumprir as metas fiscais.

Irã

O líder político do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, foi morto com um dispositivo explosivo que teria sido colocado há cerca de dois meses na casa onde ele estava hospedado.

Opinião da Gazeta 

Copom mantém os juros e mostra que governo é parte do problema. Mais uma vez, a metralhadora giratória de Lula contra o Banco Central e contra seu presidente, Roberto Campos Neto, não fez efeito. Em nova decisão unânime o Copom manteve a taxa Selic nos atuais 10,5% ao ano. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Os nove membros do colegiado se preocuparam mais em manter a firmeza no combate à inflação que em ceder a conveniências políticas que, no fim, serviriam apenas para acentuar a maior preocupação do Copom, a chamada “desancoragem de expectativas” sobre a inflação futura.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje 

Assistolia. STJ autoriza feticídio de bebê de 7 meses com base em parecer médico enganoso 

Eleições. Kim Kataguiri (União) desiste de candidatura: “fui sabotado pelo meu partido”

Governo estadual. Acordos comerciais e contraponto a Lula: as estratégias da política internacional de SC

Olimpíadas. Comitê brasileiro recebe advertência por citação bíblica feita pela skatista Rayssa Leal

Colunas e artigos 

Por que ministros do STF precisam de “prazo de validade”: Nós, brasileiros, precisamos defender uma mudança drástica na forma de ingresso de ministros no STF, a mais alta corte do país. Apenas assim poderemos assegurar a escolha de ministros para o Supremo mais transparente, criteriosa, justa e democrática.  Leia o artigo de Fabio Oliveira, deputado estadual no Paraná.

Rodrigo Constantino comenta a luta de boxe ocorrida nesta quinta-feira, nas Olimpíadas, entre uma mulher e uma atleta transgênero

Paulo Polzonoff quer entender o que leva o “grande democrata” Lula a amar tanto ditadores.

Para inspirar e alegrar 

“Guerra sem Regras” é ação para quem reclama que o cinema não é mais o mesmo. Baseado em uma história real (mais ou menos), o longa apresenta um relato ficcional da Operação Postmaster, que começa em 1942. Ao som de uma trilha sonora ao estilo Ennio Morricone, conhecemos o agente especial britânico Gus March-Phillips (Henry Cavill) e o oficial dinamarquês Anders Lassen (Alan Ritchson) se passando por pescadores suecos em uma missão perigosa por águas infestadas de nazistas na costa africana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]