Presidente Lula colocou sob sigilo diversas informações de interesse público.| Foto: André Borges/EFE
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Contrariando a promessa de campanha de que haveria transparência nas informações do governo federal, o presidente Lula tem aplicado sigilo em diversos assuntos de interesse dos cidadãos. Entre os exemplos estão o conteúdo de uma carta enviada ao presidente russo Vladimir Putin e a agenda da primeira-dama Janja. Confira outros exemplos.

Publicidade

Disputa na Câmara. O acordo firmado para reonerar a folha de pagamento de 17 setores pode influenciar na disputa pela presidência da Câmara em 2024. Entenda de que maneira.

PEC das Drogas. Ao criticar a PEC das Drogas, representantes da esquerda dizem que ela pode fortalecer facções criminosas. Especialistas em segurança explicam por que isso é uma falácia.

Política, Economia e Mundo

Enchentes não dão trégua no RS. A continuidade das chuvas fez com que o risco de inundação na Lagoa dos Patos continue. Um plano nacional para prevenir desastres naturais é cobrado pelo TCU há dez anos.

Eleição em SP. O PT pretende recorrer ao STF para pedir a inelegibilidade do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Com o apoio de Tarcísio de Freitas, Nunes reforça ações em redutos de Guilherme Boulos.

Giro pelo mundo. Organizações argentinas são suspeitas de extorquir pessoas para que participem de atos contra o governo. Nos EUA, Joe Biden quer ganhar o eleitorado explorando temas como maconha e aborto.

Publicidade

Opinião da Gazeta

A solução de Lula para o rombo é ignorá-lo. O presidente Lula não quer mais ouvir falar de déficit. Segundo o petista, “nenhum país do mundo” discute essa questão. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Lula não quer falar de déficit fiscal, mas apenas de “déficit social”, das “pessoas que estão desempregadas, que estão dormindo na rua e que estão passando fome”. Pois os pobres são justamente os mais prejudicados quando um país não coloca suas contas em ordem.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Tragédia no RS. Abrigos para desalojados não podem ser “contaminados” por detentos do semiaberto, diz prefeito

Imposto de Renda. Quem pagou IR sobre pensão alimentícia pode receber os valores de volta; veja como

Publicidade

Ações afirmativas. Órgão da Cultura de SP tem cotas para trans e pessoas “socialmente negras”

Desaprovação de Biden. Trump lidera pesquisas e venceria eleições em 5 dos 6 estados-chave nos EUA

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colunas e artigos

O tiro pela culatra da “lei do iFood” americana. Uma lei nos EUA visava aumentar o pagamento dos entregadores de comida. Porém, como mostra artigo de Jon Miltimore, ela levou à queda nos pedidos e na renda dos trabalhadores.

Paulo Polzonoff Jr. mostra que a imprensa também está com a imagem na lama.

Publicidade

Madeleine Lacsko, em sua coluna Cidadania Digital tenta entender os LGBTQIAPN+ em defesa da Palestina.

Para inspirar e alegrar

Turismo de inverno em alta. A fama de capital mais fria do país tem levado muitos turistas a visitar Curitiba. Novas iniciativas pretendem impulsionar ainda mais o turismo de inverno na cidade.