Ricardo Capelli, ministro interino do GSI.| Foto: Tom Costa/MJSP
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Capelli, assinou nesta quarta-feira (26) 29 exonerações no órgão. Com isso, já promoveu a troca de pelos menos 35% dos militares que estavam atuando na pasta desde a posse do presidente Lula. O órgão, que já teve suas funções esvaziadas na atual gestão, segue em reestruturação e tem futuro incerto. Entenda a situação.

Bolsonaro na PF. Em depoimento à Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que a postagem questionando o resultado da eleição de 2022 foi acidental.

Publicidade

CPMI com indefinições. No Congresso, foi enfim instalada a CPMI do 8 de janeiro. A composição, porém, ainda tem uma série de indefinições. Entenda por quê.

Política, Economia e Mundo

Telegram suspenso. Uma decisão da Justiça do Espírito Santo determinou a suspensão do Telegram no Brasil. O motivo foi a não entrega de dados sobre grupos neonazistas à Polícia Federal.

Anderson Torres na prisão. A defesa do ex-ministro Anderson Torres pediu sua soltura alegando risco de suicídio. Nas mãos de Alexandre de Moraes, o caso vive uma indefinição jurídica.

Giro pelo mundo. O governo russo elogiou a China e acusou a Ucrânia de descartar iniciativas de paz. Nos EUA, Joe Biden busca a reeleição tendo como legado conflitos, inflação e batalhas judiciais.

Opinião da Gazeta

Supremo endossa o abuso das “denúncias genéricas”. No Brasil de Alexandre de Moraes, há lugares e momentos em que não se pode estar sem correr o risco de ir para a prisão. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

Não há defesa possível do Estado Democrático de Direito quando se nega a cidadãos brasileiros o direito à ampla defesa, quando se aceita um trabalho preguiçoso de acusação.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Comércio exterior. ESG vira barreira contra produtos brasileiros nos EUA e Europa

Invasões de terra. Bancada do Agro quer usar CPI para investigar Stédile e lideranças do MST

Eficiência hídrica. Brasil avança em reaproveitamento de água e economia chega a 60% em prédios residenciais

Publicidade

Artigo. Barbárie sob nova embalagem: como o progressismo ameaça o sistema de justiça

Colunas e artigos

A censura do governo norte-americano. Relatórios confirmam que o governo dos Estados Unidos se esforçou para censurar informações verdadeiras sobre a Covid-19. Artigo de Jon Miltimore explica.

Marcel van Hattem fala do PL da Censura e por que o Brasil não pode virar uma China.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança diz como funciona a transição para ditadura.

Para inspirar

Pelé no dicionário. Pelé virou adjetivo e está oficialmente eternizado na língua portuguesa. O dicionário Michaelis decidiu incluir o nome do Rei do Futebol, que morreu em 29 de dezembro de 2022.

Publicidade

Tenha um ótimo dia!