Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Uma reunião entre os futuros ministros da Justiça, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio Monteiro, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), discutiu o esquema de segurança para a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (1º). Segundo Dino, todo o efetivo das forças policiais estará de prontidão. Já a decisão se Lula irá desfilar em carro aberto ou fechado será tomada apenas no momento da posse.
Desmobilização de acampamentos. Outra ação que está sendo preparada é a desmobilização dos acampamentos de manifestantes contrários ao resultado das eleições, em frente aos quartéis. Veja como isso está sendo planejado.
Julgamentos no STF. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, deixou para 2023 alguns julgamentos importantes que estavam previstos para este ano. O motivo foi a possibilidade de tensão com o governo de Jair Bolsonaro (PL). Saiba que temas são esses.
Política, Economia e Mundo
Tebet no Planejamento. A senadora Simone Tebet (MDB) aceitou o convite de Lula para fazer parte do governo e irá assumir, a partir de janeiro, o Ministério do Planejamento. A pasta tem participação em programas estratégicos do governo federal.
O futuro da direita. Alguns governadores e parlamentares eleitos com o apoio do presidente Jair Bolsonaro têm adotado o pragmatismo para lidar com o governo Lula. Saiba qual será o futuro da direita após a saída do atual presidente.
Giro pelo mundo. Deputados de oposição apresentaram um pedido de impeachment contra o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Já no Congresso dos Estados Unidos, veja o que a nova composição, dominada pelos republicanos, pretende investigar no governo Joe Biden.
Opinião da Gazeta
O investimento como motor do crescimento. Diante da necessidade de elevar as taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), como condição para perseguir a meta de dobrar a renda por habitante até 2050, o Brasil vai começar 2023 com uma prioridade impositiva por si mesma: fazer o PIB crescer a taxas superiores à média das duas últimas décadas. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Entre outras, há duas questões colocadas no quadro das opções para promover a expansão da economia: uma é buscar o crescimento por meio da expansão do consumo agregado (consumo das pessoas mais consumo do governo); outra é priorizar o crescimento pela expansão do investimento (investimento das empresas mais investimento do governo).
O que mais você precisa saber hoje
Indulto natalino. PGR aciona STF contra indulto de Bolsonaro a policiais condenados pelo Massacre do Carandiru
STF. Humoristas do canal Hipócritas saíram do Brasil para não serem presos
Física progressista. Governo canadense financia pesquisadores que propagam identitarismo nas ciências exatas
Colunas
Paulo Uebel fala sobre Haddad, Mercadante, a volta da esquerda e o que esperar da equipe econômica de Lula.
Thaméa Danelon explica como funciona o Supremo Tribunal Federal.
Para inspirar
Faxina de fim de ano. Você conhece o “oosouji”? Trata-se de um dos principais preparativos para a virada do ano no Japão, que consiste em limpar a casa inteira como forma de purificação. Conheça mais sobre essa tradição que promete o começo próspero de um novo ciclo.
Tenha um ótimo dia!
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia