Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Beira-Mar é transferido para Catanduvas

Governo quer regulamentar apps de transporte. Barroso e o julgamento sobre drogas no STF. Lula e Lira trocam favores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projeto de lei para regulamentar trabalho de aplicativos que propõe sindicalização (Foto: Juan Ignacio Roncoroni / EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O presidente Lula enviou ontem ao Congresso Nacional um projeto de lei complementar que regulamenta o trabalho de transporte por aplicativos. O texto prevê um pagamento mínimo por hora trabalhada, além de uma contribuição previdenciária obrigatória, recolhida pelas empresas, e a criação de sindicatos da categoria. Entenda como será a tramitação do texto.

Troca de favores. A parceria entre Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira, parece ter voltado aos trilhos em 2024. Mesmo assim, ainda há pendências que precisam ser resolvidas. Saiba quais.

Julgamento. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse que o julgamento da Corte sobre drogas não vai descriminalizar "coisa alguma". "O que o STF vai decidir é qual quantidade deve ser considerada para tratar como porte ou como tráfico", afirmou Barroso.

Política, Economia e Mundo

Operação sigilosa. Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, foi transferido no sábado para a penitenciária de segurança máxima de Catanduvas (PR). Ele estava no presídio de Mossoró (RN), que registrou a primeira fuga do sistema federal em fevereiro.

Crises na Saúde. Nísia Trindade, ministra da Saúde, tem recebido críticas até mesmo de aliados do governo. A epidemia de dengue e a nota técnica pró-aborto publicada (e depois revogada) na semana passada aumentaram a pressão e a cobiça do Centrão pelo cargo.

Opinião da Gazeta

O Mercosul em crise. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em março de 1991, quando Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai se reuniram e os respectivos presidentes firmaram o Tratado de Assunção. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Como ideia de integração regional benéfica para os países-membros, o Mercosul é defensável e deveria ser levado adiante. O empecilho está nas enormes disparidades entre membros, atualmente agravadas por substanciais diferenças de ideologia política.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

O mérito é de Lula? O governo comemora o crescimento de 2,9% no PIB em 2023. Mas até que ponto o resultado pode ser atribuído às políticas de Lula? Leia a opinião de Diogo Schelp.

Para inspirar e alegrar

Novos ares para os idosos. No Paraná, um projeto do governo estadual pretende incentivar idosos a viajar. Quem tem mais de 60 anos poderá conhecer novos lugares gratuitamente, em roteiros de até quatro dias.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.