Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, se reúne com ministro da Defesa.| Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, se encontra nesta terça-feira (23) com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. O encontro, que será o primeiro entre os dois, acontece após uma série de questionamentos feitos por representantes do ministério em relação ao processo eleitoral. A expectativa, de ambas as partes, é de que a reunião possa selar a paz entre as instituições. Saiba como deverá ser a conversa.

Publicidade

Inspeção das urnas. Integrantes da Polícia Federal começaram a inspecionar os códigos-fonte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro. Saiba como está sendo feito esse trabalho.

7 de setembro. As comemorações de 7 de setembro serão marcadas por manifestações de apoio ao governo. Diante disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) vem se reunindo com órgãos de segurança para discutir ações preventivas. Veja o que já foi definido.

Política, Economia e Mundo

Bolsonaro no JN. Primeiro candidato a ser entrevistado no Jornal Nacional, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que aceitará o resultado das eleições “desde que sejam limpas e transparentes”. Veja como foi a entrevista.

Grupo sob investigação. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a PF identifique os integrantes de um grupo no Telegram chamado “Caçadores de ratos do STF”. O objetivo é investigar se eles fazem parte de uma organização criminosa.

Giro pelo mundo. Um promotor pediu uma sentença de 12 anos de prisão para a vice-presidente argentina Cristina Kirchner. Entenda por quê. E confira cinco fatos sobre a morte de Darya Dugina, filha de Alexander Dugin, considerado o mentor do presidente russo Vladimir Putin.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Opinião da Gazeta

Superávit e oportunidade para reformas. Em abril deste ano, quando o governo enviou ao Congresso o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023, a estimativa era de que o governo central só tivesse superávit primário em 2025. Quatro meses depois, no entanto, há grande chance de a União voltar ao azul já em 2022. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O país tem uma janela curtíssima para fazer seu ajuste fiscal em momento mais favorável, eliminando pelo menos alguns riscos antes que haja uma inflexão na atividade econômica. No entanto, essa janela já está completamente tomada por uma campanha eleitoral em que a austeridade e o controle da despesa pública não figuram entre os grandes puxadores de voto.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Igreja Católica. Bispos pedem oração e fazem alerta ao Brasil sobre perseguição a religiosos na Nicarágua

Publicidade

Meio ambiente. “Onda verde” marca planos de governo dos presidenciáveis; entenda as propostas

Bicentenário. Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil e ficará exposto até setembro em Brasília

Perfil. Quem foi Francisco Gomes da Silva, “O Chalaça”, amigão de todas as horas de D. Pedro I

Colunas e artigos

Uma das matanças esquecidas de Stalin. Dentre as atrocidades cometidas pelo ditador soviético Joseph Stalin, uma delas completou 70 anos recentemente: “A Noite dos Poetas Assassinados”. Em artigo, Lawrence W. Reed conta os detalhes dessa matança comandada pelo líder comunista.

J.R. Guzzo mostra que Bolsonaro fez mais pela reforma agrária do que Lula e isso é insuportável para o MST.

Publicidade

Guilherme Fiuza revela, em sua crônica, os detalhes da festa no Tribunal Imperial.

Para inspirar

Exercício previne dores de cabeça. Além dos benefícios já conhecidos para a saúde, fazer caminhada e atividade física com intensidade moderada ajuda a prevenir dores de cabeça, principalmente a enxaqueca. É o que revela um estudo iniciado no Brasil em 2008.

Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]