O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou primeiros nomes de sua equipe.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Futuro ministro da Fazenda do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad anunciou nesta terça-feira (13) os nomes dos economistas Bernard Appy e Gabriel Galípolo para sua equipe. Além disso, o futuro ministro também confirmou a recriação dos ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Em entrevista coletiva, Haddad falou sobre os nomes, sua futura equipe e sinalizou prioridade para a reforma tributária.

Publicidade

Mercadante no BNDES. Mesmo com a reação negativa do mercado financeiro, Aloizio Mercadante foi confirmado para a presidência do BNDES. Já o Ministério da Cultura será comandado pela cantora Margareth Menezes.

Bancada evangélica reforçada. A Frente Parlamentar Evangélica (FPE), uma das principais bancadas temáticas do Congresso Nacional, terá recorde de membros no ano que vem. Veja como ela pretende enfrentar as pautas progressistas no Congresso.

Política, Economia e Mundo

Vandalismo em Brasília. Integrantes da segurança de Lula garantem que os atos de vandalismo em Brasília na última segunda (12) não alteram o esquema para a posse em 1º de janeiro. O petista acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de incentivar “ativistas fascistas” após as eleições.

PEC fura-teto. A PEC fura-teto deve ter sua votação iniciada na Câmara dos Deputados entre quinta (15) e terça-feira (20). O relator da proposta, deputado Elmar Nascimento (União-BA), disse que fará o relatório a partir de um entendimento entre as lideranças partidárias.

Giro pelo mundo. Após mais de três meses de intensas negociações, partidos políticos chilenos chegaram a um acordo sobre o novo processo constituinte. No Peru, quatro ex-presidentes foram condenados durante a extensão da Lava Jato. Entenda por que a operação deu certo no país.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Copa do Mundo 2022

Argentina é a primeira finalista. Com uma vitória tranquila de 3 a 0 sobre a Croácia, a Argentina é a primeira finalista da Copa do Catar. A equipe aguarda o vencedor de França e Marrocos, que se enfrentam nesta quarta-feira (14). A mescla de experiência e juventude foi decisiva para a classificação.

Opinião da Gazeta

A dívida pública e o autoengano. A dívida pública voltou a ocupar os noticiários recentemente, seja porque o ciclo de aperto monetário realizado recentemente pelo Banco Central encareceu a dívida, seja porque ela vem sendo especulada como um possível indicador para o substituto do teto de gastos. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Como administrador do meio circulante, dos meios de pagamentos, da moeda emitida e do controle da inflação, o BC tem a responsabilidade de manter sob rígido controle todo esse mecanismo, e nisso está a principal razão pela qual países civilizados estabelecem autonomia do BC em relação ao governo.

Leia o editorial na íntegra

Publicidade

O que mais você precisa saber hoje

Estatuto do Índio. Indígenas como Serere Xavante podem ser presos? O que diz a legislação

Orçamento. Emendas parlamentares prejudicam a qualidade do investimento público, dizem especialistas

Teólogo protestante. Karl Barth combateu a ideologização do cristianismo e a releitura bíblica feita pelo comunismo teológico

Colunas e artigos

A censura do discurso pró-vida. Ativistas do aborto no exterior estão fazendo pressão para que se cruze uma nova e obscura fronteira: limitar o que se pode fazer, dizer ou até mesmo pensar ao redor das clínicas de aborto. Artigo de Elyssa Koren detalha essa iniciativa.

Paulo Uebel alerta: primeiro calaram Daniel, mais isso não me afetou. Será que vai chegar a minha vez?

Publicidade

Thaméa Danelon explica o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Para inspirar

Por dentro de um restaurante corporativo. Comida saborosa, com o total aproveitamento dos insumos e cardápio variado. Sim, é possível comer bem, todos os dias, no restaurante da “firma”. Conheça um restaurante corporativo que produz mais de 1,4 mil refeições por dia.

Tenha um ótimo dia!