Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Após o presidente Lula declarar que a meta de déficit zero primário para 2024 “dificilmente será cumprida”, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentou colocar panos quentes na situação, mas evitou cravar que a meta fiscal do próximo ano será mantida. Na verdade, Lula culpa o “mercado ganancioso” por cobrar uma meta inventada pelo próprio governo.
Mercado reage. O mercado financeiro reagiu às declarações de Haddad. Nesta segunda (30) o dólar fechou em alta e a bolsa em queda.
Centrão quer mais. Enquanto isso, no Congresso, a pauta econômica do governo pode ser travada pelo Centrão, que quer mais cargos para fazer a fila andar.
Política, Economia e Mundo
Casal Bolsonaro na estrada. Visando às eleições de 2024, o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle buscam impulsionar o PL em diferentes regiões. Saiba qual é o foco de cada um.
Guerra no Oriente Médio. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Na Europa, os casos de antissemitismo aumentam após os ataques do Hamas.
Eleições na Venezuela. O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela suspendeu “todos os efeitos” das primárias da oposição. O líder opositor Juan Guaidó criticou a decisão e desafiou o chavismo.
Opinião da Gazeta
Lula sabota o Brasil. Lula anunciou com todas as letras que não há a menor necessidade de zerar o déficit primário em 2024. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A fala de Lula vai muito além de uma admissão do possível fracasso; ela significa que o governo não vai nem mesmo tentar atingir o que ele mesmo se dispusera a perseguir. E aqui está a falácia populista na qual o petismo é especialista.
O que mais você precisa saber hoje
Mercado livre de energia. Pequenas e médias empresas têm caminho aberto para baixar conta de luz em 2024
Segurança. Pegasus: sondada pela Polícia Federal, arma cibernética é mais invasiva que a usada pela Abin
Livre mercado. O que é o “Manifesto Capitalista”, elogiado por Elon Musk
Risco de replantio. Chuva intensa alaga lavouras e ameaça a segunda maior produção de soja do país
Colunas e artigos
O suicídio do Ocidente. Manifestações antissemitas têm sido vistas em diferentes países. Artigo de Madeleine Kearns explica como esse sintoma de autodestruição civilizacional foi agravado pela classe política.
Paulo Polzonoff Jr. comenta um ano da eleição de Lula III.
Sergio Moro mostra como estamos perdendo a guerra contra o crime.
Para inspirar e alegrar
É temporada de morango! Estamos no pico da safra de morangos, quando eles se tornam irresistíveis. Conheça mais sobre a fruta e aprenda uma receita deliciosa.
Tenha um ótimo dia!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião