Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: TSE promete mais rigor nas eleições

Impeachment de Lula tem obstáculos. Governo arruína relação Brasil-Israel. Vacina obrigatória é alvo de críticas

Lula
Mais de 110 deputados assinam pedido de impeachment contra o presidente Lula. (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Com mais de 110 assinaturas, a oposição aposta em um pedido de impeachment contra o presidente Lula, em razão das declarações comparando as ações de Israel contra o Hamas ao Holocausto. Apesar do grande número de adesões, o pedido deve enfrentar obstáculos. Afinal, já foram protocolados 18 pedidos de afastamento, mas nenhum foi analisado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.

Cobrança por retratação. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, cobrou de Lula uma retratação pela fala relacionada ao Holocausto.

Relações deterioradas. Se durante o governo Jair Bolsonaro a relação Brasil-Israel atingiu o auge, com Lula ela despencou para o pior momento histórico.

Política, Economia e Mundo

TSE mais rigoroso em 2024. O TSE promete ainda mais rigor neste ano com o que classifica como “fake news”. Entre as novidades propostas estão mais fiscalização nas redes e penalização da edição de vídeos.

Vacina da covid em crianças. Questionado pelo STF, Romeu Zema reafirmou a não obrigatoriedade da vacina da covid para matricular crianças em escolas. Para um especialista, essa exigência já é injustificável.

Giro pelo mundo. Por meio de decreto, o governo argentino vai aumentar o salário mínimo em 30%. Em Gaza, uma estratégia covarde do Hamas amplia as mortes de civis.

Opinião da Gazeta

A dívida pública volta a subir. Após uma forte elevação em 2020, a dívida bruta do setor público como porcentagem do PIB voltou a crescer no ano passado. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

No curto prazo, um país com um governo gastador seguirá tendo de conviver com contingenciamentos e outros paliativos, isso se a credibilidade do Brasil não for ainda mais danificada.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

O “Sonho Chinês” está morto. Para aproximadamente 600 milhões de chineses, a esperança de um futuro melhor foi esmagada. Artigo de Thérèse Shaheen explica a morte do “Sonho Chinês” de Xi Jinping.

Para inspirar e alegrar

Relatos de uma vitória brasileira. A tomada de Monte Castelo completa 79 anos nesta quarta (21). Nesta data simbólica, publicamos relatos em primeira mão de pracinhas que lutaram na Segunda Guerra.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.