Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
O Ministério Público Federal arquivou na semana passada os inquéritos civis que apuravam responsabilidades do ex-governador do DF, Ibaneis Rocha, e do ex-secretário Anderson Torres nos atos de 8 de janeiro. No entanto, ambos seguem sendo investigados pelo STF e temem que o ministro Alexandre de Moraes resista a arquivar o inquérito. Saiba como está a situação.
“Informações falsas”. A presidência mundial da Transparência Internacional se pronunciou sobre o pedido de investigação feito pelo ministro Dias Toffoli, do STF, e disse que ele se baseia em “informações falsas”.
Fim das saidinhas. A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou o projeto que extingue as saidinhas de presos. O texto deve ser votado em plenário nesta semana.
Política, Economia e Mundo
Queda de braço entre poderes. O duro recado do presidente da Câmara, Arthur Lira, escancara a queda de braço por verbas com o governo Lula. Entenda o que está em disputa neste ano eleitoral.
Mudanças no setor elétrico. O governo federal prepara mudanças nas regras do setor elétrico, com o intuito de reduzir a tarifa de energia do país, uma das mais caras do mundo.
Giro pelo mundo. Um acidente de helicóptero matou o ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera. Milícia do país mais pobre do Oriente Médio, os houthis viraram entrave para exércitos poderosos.
Opinião da Gazeta
A Lava Jato e o momento orwelliano de Dias Toffoli. O ministro Dias Toffoli, do STF, segue empenhado em ser o Winston Smith (personagem da distopia “1984”) da Operação Lava Jato. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Cada decisão monocrática de Toffoli é uma tentativa de apagar o passado e substituí-lo por um revisionismo forçado que, coincidentemente ou não, segue a linha do partido hoje no poder.
O que mais você precisa saber hoje
Tráfico e uso de drogas. Problema para Nunes e Tarcísio, cracolândia segue causando arrastões em São Paulo
Crise diplomática. Tratado de Itaipu: Paraguai nega oferta brasileira de US$ 14,7 para compra de energia
Infraestrutura. Porto de Santos: investidor defende planejamento estratégico como política de Estado
Colunas e artigos
O jornalismo e a verdade. Qual tem sido o compromisso dos atuais jornalistas com a verdade? Artigo de Sebastian Junger discute por que, quando o jornalismo morre, a verdade morre junto.
Deltan Dallagnol fala do caso Toffoli contra a Transparência Internacional, a falsidade da notícia e da decisão.
Marcio Antonio Campos aborda a Teologia da Libertação criticada por quem a conheceu bem de perto.
Para inspirar e alegrar
Do consultório para a grelha. Formada em Odontologia e com quatro especializações na área, Estela Canan atendeu em consultório por 11 anos. Até que decidiu virar churrasqueira. Conheça essa história.
Tenha um ótimo dia!