• Carregando...
Audiência na Comissão de Educação ouviu prefeitos citados em denúncia.
Audiência na Comissão de Educação ouviu prefeitos citados em denúncia.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Educação do Senado ouviu nesta terça-feira (5) prefeitos citados nas denúncias sobre um possível esquema de favorecimento a pastores dentro do Ministério da Educação. O caso resultou na saída de Milton Ribeiro da pasta, há pouco mais de uma semana. Ao todo foram convidados nove gestores, mas apenas cinco deles compareceram à audiência. Três confirmaram que receberam pedidos de propina de pastores para liberar recursos do MEC. Veja o que disseram os prefeitos.

Compra de ônibus. Outra suspeita relacionada à educação envolve a compra de ônibus escolares. O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o pregão após denúncias de preços acima dos usuais. Entenda o caso.

Caso Daniel Silveira. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impor multa e bloquear contas bancárias do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) é questionada por juristas. Para eles, a Corte criou algo não previsto na legislação. Saiba mais.

Política, Economia e Utilidade pública

Guerra na Ucrânia. Em pronunciamento por vídeo durante reunião do Conselho de Segurança da ONU, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que a Rússia seja retirada do colegiado. Imagens de satélite desmontaram a tese russa de “encenação” em Bucha.

Eleições 2022. A Câmara dos Deputados e o TSE firmaram um acordo para combater notícias falsas durante o período eleitoral. Sem candidato próprio, o PSD voltou a ser cortejado por Lula. Saiba qual dos presidenciáveis mais ganhou com as trocas de deputados na janela partidária.

Cancelamentos. O youtuber Felipe Castanhari foi atacado na internet por citar em um vídeo o Holomodor, horror provocado pelo comunismo da União Soviética contra os ucranianos. Mesmo após mudanças, o Flow Podcast segue sofrendo rígidas penalizações do YouTube.

Opinião da Gazeta  

Incerteza na Petrobras. Durou apenas alguns dias a indicação do economista Adriano Pires para comandar a Petrobras. Antes mesmo que seu nome fosse referendado na Assembleia Geral Ordinária marcada para o dia 13, Pires avisou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que estava recusando o convite. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

A Petrobras e o setor de petróleo e gás do Brasil como um todo precisam de alguém disposto a preservar a estatal de interferências populistas que pretendam reduzir na marra o preço dos combustíveis, que trabalhe firme no plano de desinvestimento da empresa, que acredite na abertura à competição em toda a cadeia (da produção à distribuição) e mesmo na privatização como a chave que, no médio e longo prazo, deixará os combustíveis mais baratos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Enviado ao Congresso. O que diz o projeto do governo que prevê atualização da Lei Antiterrorismo

Pressão sobre deputados. Protesto na casa de autoridades, como sugere Lula, já levou manifestantes à prisão

Conjuntura. Como a guerra na Ucrânia e a queda do dólar afetam a indústria brasileira

Gênero e clima. O que é a agenda 2030 da ONU e os riscos que ela representa

Colunas e artigos

Uma bobagem perigosa. Ambientalistas radicais acreditam que a humanidade está ameaçada pelas mudanças climáticas e que, por isso, ações ilegais não violentas são justificadas. Em artigo, Theodore Dalrymple diz por que essa é uma bobagem perigosa, ainda que sedutora.

Thaméa Danelon explica se a ministra Rosa Weber poderia ter indeferido a decisão do PGR que arquivou o caso Covaxin.

Madeleine Lacsko mostra que, para a esquerda, Holomodor não foi genocídio, mas Bolsonaro é genocida.

Para inspirar

Atenção com o cônjuge. A vulnerabilidade dos cônjuges no casamento pode tornar a relação mais forte, porém, é preciso cuidado para não expô-la a outras pessoas. O Sempre Família mostra como lidar com essas situações e garantir um relacionamento harmonioso. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]