Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Quase um ano depois dos ataques do Hamas a Israel, um novo episódio aumentou as tensões e pode acirrar o conflito no Oriente Médio. O Irã realizou um ataque com mísseis a várias regiões israelenses, consolidando uma troca de ofensivas sem precedentes entre os dois países. Entenda quais podem ser os novos desdobramentos.
O caminho para o conflito. A nova escalada de tensão pode ser compreendida a partir de uma sequência de eventos, que inclui a morte de líderes terroristas e passa pelo Líbano.
O que disse Lula. Após intensificar as críticas a Israel, o presidente Lula se calou sobre o ataque iraniano. Para analistas, essa postura evidencia o fim da neutralidade do Brasil.
Opinião da Gazeta
O Oriente Médio em ebulição e a escolha errada de Lula. Horas depois do ataque iraniano, o Itamaraty publicou uma nota condenando... a incursão terrestre de Israel no Líbano. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
As escolhas erradas de Lula na política externa são conscientes, deliberadas, no sentido de alinhar o Brasil a camaradas ideológicos, mesmo que eles representem o que há de pior no mundo hoje.
Política, Economia e Mundo
Mudanças nas bets. O governo federal divulgou a lista das bets autorizadas a operar no Brasil. Veja o que governo e Congresso pretendem fazer para combater o vício em apostas online.
X tem contas desbloqueadas. Após a rede social X se comprometer a pagar as multas aplicadas, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o desbloqueio das contas da empresa.
Os debates derradeiros. Os últimos debates do primeiro turno da campanha eleitoral acontecem quinta-feira (3) na TV Globo. Saiba como serão os programas.
O que mais você precisa saber hoje
Pesquisas eleitorais. Esquerda pode ficar de fora do 2º turno em Belo Horizonte
“Assédio eleitoral”. MPT pede devolução de doação eleitoral a servidores coagidos na prefeitura de Curitiba
Brasil, Paraguai e Argentina. Guerra no Líbano eleva alerta para presença de terroristas do Hezbollah na tríplice fronteira
Algoritmo contra o fogo. De satélite da Nasa à inteligência artificial, tecnologia avança para evitar incêndios florestais
Colunas e artigos
Política externa a serviço do poder. Com seus discursos na ONU, Lula confirmou que a política externa brasileira é um instrumento a serviço do projeto de poder do PT. Confira a análise de Marcos Degaut.
Lorenzo Carrasco fala do fracasso dos Verdes e a revanche da energia nuclear.
Jocelaine Santos discute a “civilidade” de escravos imposta pelos senhores do Brasil.
Para inspirar e alegrar
Um “não” que mudou a história. Era 1º de dezembro de 1955 quando uma costureira disse um “não” que mudaria a história da luta pelos direitos civis nos EUA. Conheça a história de Rosa Parks.