Bom dia!
O Diário Oficial da União desta segunda (20) deve solucionar um mistério. Na noite de sábado (18), Jair Bolsonaro (PSL) jurou de pés juntos ter vetado a anistia aos partidos políticos – parte de uma lei cujo prazo para sanção terminava na sexta (17). O problema é que na sexta mesmo foi amplamente divulgado, inclusive por órgãos do próprio governo federal, que o presidente teria sancionado a lei. O texto permitiria o perdão de até R$ 70 milhões de dívidas dos partidos à União.
- É difícil dizer o quanto o conteúdo que circulou por WhatsApp ajudou a definir o resultado das eleições de 2018. Existe um iceberg inteiro de grupos de compartilhamento no aplicativo sobre os quais as informações disponíveis são quase nulas. Camila Abrão apresenta os resultados de uma pesquisa que espremeu esse bagaço até obter oito dados que ajudam a entender o que aconteceu durante a campanha.
- O pacote anticrime de Sergio Moro é só uma das ideias do governo para combater o crime organizado no Brasil. Tiago Cordeiro elenca essa e outras quatro propostas.
- Em uma parceria com Ziraldo, uma empresa paranaense é agora a detentora dos direitos da obra do escritor e cartunista. Cíntia Junges conversou com um dos sócios da empreitada, que tem agora a missão de explorar o seu potencial econômico – começando por uma série na Netflix.
O textão
Na sexta, Bolsonaro divulgou em grupos do WhatsApp um texto esquisitíssimo que descreve um "sistema" responsável por tornar o Brasil ingovernável. O texto oscila entre o desabafo, a teoria da conspiração e a confissão da paralisia de seu governo. No editorial desta segunda, a Gazeta do Povo disseca a série de erros que caracteriza a perspectiva do texto:
Por esta visão, existiria apenas o povo, puro, imaculado, que deseja o melhor para o país, e, do outro lado, grupos de pressão com interesses sempre espúrios, que desejam apenas o melhor para si mesmos. Um erro primário e que desconsidera a própria dinâmica da democracia, que se constrói no embate civilizado entre interesses diversos e, na imensa maioria das vezes, legítimos. Quando um grupo de pessoas se une para defender uma ideia ou pleitear algo junto ao poder público, apresentando seus argumentos e elegendo representantes que deem força a essas ideias e plataformas, nada mais faz que colocar em funcionamento a máquina da democracia.
Luto
O mundo se despediu nos últimos dias de duas pessoas que você talvez não conheça, mas provavelmente conhece seus trabalhos. O arquiteto Ieoh Ming Pei, que tinha 102 anos, foi o autor da pirâmide de vidro integrada ao conjunto do Museu do Louvre, em Paris. Já o criminalista George Kelling é o autor de uma influente teoria de prevenção da criminalidade que ficou conhecida como teoria das janelas quebradas.
O tamanho do chocolate
Qual o impacto real do bloqueio de verbas para a Universidade Federal do Paraná? João Frey faz as contas em cima do orçamento da instituição e mostra os números para você. É ele também quem elenca algumas das joias com as quais a UFPR adorna o nosso estado, como o feito do primeiro transplante de medula óssea do país, a elucidação da história do Paraná e uma série de escritores e tradutores reconhecidos nacionalmente.
Para curtir o frio
Aqui em Curitiba o frio já está dando as caras. O Bom Gourmet separou cinco receitas de sopas que ficam prontas em menos de meia hora para curtir o inverno.
Boa semana!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Deixe sua opinião