Luiz Fux, presidente do STF.| Foto: Fellipe Sampaio/STF
Ouça este conteúdo

Para começar este resumo de notícias. Após os seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro à Justiça Eleitoral e a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a cúpula do Poder Judiciário reagiu nesta segunda-feira (2). Na abertura do segundo semestre, o presidente do Supremo, Luiz Fux, fez um discurso em que não citou Bolsonaro diretamente, mas trouxe alguns recados indiretos. Fux criticou “ataques de inverdades” e sinalizou um “basta” do STF. À noite, foi a vez do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responder às declarações críticas o sistema eletrônico de votação com a abertura de um inquérito administrativo para investigar o presidente da República.

CARREGANDO :)

Dúvida. Bolsonaro tem levantado suspeitas sobre a urna eletrônica, citado supostas fraudes em eleições passadas e defendido o voto impresso. Em entrevista, o presidente colocou em dúvida sua candidatura à reeleição, condicionando-a à aprovação do voto auditável.

Abuso de poder. O inquérito aberto pelo TSE cita suposta prática de abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação social e propaganda eleitoral antecipada por parte de Bolsonaro. De Brasília, Renan Ramalho explica a investigação.

Publicidade

Utilidade pública

Terceira dose. Mais um país anunciou a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. A partir de setembro, a Alemanha iniciará o procedimento em pessoas vulneráveis. A China voltou a impor restrições em algumas áreas do país devido ao aumento de casos e a propagação da variante Delta.

Atualização. O Brasil registrou mais 389 mortes por Covid-19 e 15.143 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 19.953.501 diagnósticos positivos e 557.223 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 101.044.027 com a primeira dose e 41.515.443 com a segunda.

Olimpíadas

Sacrifício. Após sofrer uma lesão grave durante a disputa do cross-country no hipismo CCE, o cavalo do suíço Robin Godel teve de ser sacrificado. Entenda o que aconteceu. Fique por dentro de tudo que acontece nos Jogos Olímpicos no UmDois Esportes. Acesse a cobertura completa das competições, o quadro de medalhas e a agenda do dia.

Política e economia

CPI da Covid. A CPI da Covid retoma os trabalhos nesta terça-feira (3) com o depoimento do reverendo Amilton Gomes de Paula, apontado como intermediador entre o governo federal e empresas que ofertavam vacinas. Estão previstas ainda novas quebras de sigilo, saiba quais devem ser os alvos. Veja também o que dizem juristas sobre excessos cometidos pela comissão nesses procedimentos.

Publicidade

Agenda da Câmara. A Câmara dos Deputados inicia o segundo semestre com a perspectiva de votar algumas das principais matérias de interesse do governo. Casos das reformas tributária, política e administrativa, e a privatização dos Correios, garante o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). Mas quais as chances de votação na prática? Olavo Soares conta.

Giro pelo mundo. Os “passaportes covid” estão em pleno funcionamento na União Europeia desde 1º de julho. Saiba quais países exigem e onde ele está sendo contestado. Na Venezuela, mais de 92 mil cientistas, médicos e engenheiros emigraram do país. E conheça Rosa María Payá, a ativista que há anos luta pelos direitos humanos em Cuba.

O que mais você precisa saber hoje

Educação. Perto de entrar em vigor, novo ensino médio esbarra em falta de estrutura

Direitos humanos. Campos de concentração: o pior capítulo da humanidade continua vivo na China

Planejamento de vida. Envelhecer com segurança exige planejamento e envolve toda a família

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colunas e artigos

Colégio investigado. Mais um colégio cristão está sendo investigado pelo Ministério Público por postar nas redes sociais um vídeo criticando a ideologia de gênero. Os detalhes na coluna de Franklin Ferreira. Bem Shapiro explica como os autoritários usam a empatia para exercer o controle. No programa Hora do Strike, Paulo Souza fala do seu canal de humor conservador Hipócritas.

Nossa visão  

Intimidação à imprensa. Nesta terça-feira, quando a CPI da Covid retoma os trabalhos após o recesso parlamentar, os membros da comissão votarão mais de uma centena de requerimentos, incluindo os que pedem a quebra do sigilo bancário de diversos veículos de comunicação de perfil ideológico mais liberal-conservador. Tema para o nosso editorial: A CPI da Covid e a intimidação contra a imprensa.

Jornalistas e veículos de imprensa não são imunes a investigação. Podem e devem ser investigados, assim como quaisquer outras pessoas e empresas – mas isso não se faz com requerimentos padronizados e genéricos, produzidos com mostras evidentes de pura desatenção, e sem apontar concretamente quais são os supostos ilícitos e os indícios nos quais se baseiam pedidos como quebras de sigilo. Investigação levada a cabo sem o menor sinal de cometimento de crime é mais que uma aberração: é autêntico arbítrio.

Para inspirar

Do bagaço ao plástico. Uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a empresa norte-americana Earth Renewable Technologies pode alcançar um feito inédito: desenvolver um plástico biodegradável a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Saiba mais sobre o projeto. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]