Ministro André Mendonça votou favoravelmente ao marco temporal para demarcação de terras indígenas.| Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

O STF retomou nesta quarta-feira (30) o julgamento do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Quem votou foi o ministro André Mendonça, que se manifestou favoravelmente à adoção do marco. Com isso, o julgamento está empatado com dois votos favoráveis e dois contrários. Veja o que disse Mendonça em seu voto.

Crime de responsabilidade. Ao negar o envio de imagens do 8 de janeiro, o ministro Flávio Dino pode ser acusado de obstruir as investigações e crime de responsabilidade.

Publicidade

Esquerda no STF. O primeiro mês de Cristiano Zanin no STF foi marcado por críticas da esquerda aos seus votos. Essa cobrança mira a segunda indicação de Lula ao Supremo.

Política, Economia e Mundo

Os hermanos de Lula. O acordo para financiar US$ 600 milhões em exportações para a Argentina ainda não está fechado. Lula se prepara para ir a Cuba participar de uma cúpula liderada por ditadores.

Bolsonaro e as joias. Para Augusto Aras, Jair Bolsonaro não deveria ser julgado pelo STF no caso das joias. A legislação pouco clara sobre presentes pode beneficiar o ex-presidente.

Giro pelo mundo. Para entender passado, presente e futuro do grupo Wagner, elencamos quatro pontos. Saiba quais países estão ganhando ou perdendo com os golpes na África.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Opinião da Gazeta

O império da mentira ataca novamente. O petismo está distorcendo o sentido de uma decisão da segunda instância da Justiça Federal para insistir na lenda do “golpe” contra Dilma Rousseff em 2016. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O impeachment, portanto, esteve muito longe de ser um golpe; foi, sim, a aplicação pura e simples da Constituição para proteger a população de governantes que se julgam capazes de fazer o que bem entenderem com as contas públicas.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Acordo entre líderes. Câmara aprova desoneração da folha com nova alíquota previdenciária aos municípios

Caravanas por São Paulo. Boulos inicia pré-campanha para prefeito de SP na tentativa de tirar o rótulo de “invasor de terra”

Publicidade

Produção e consumo. Dá para exportar mais carne sem “tirar comida da mesa dos brasileiros”?

Sistema Nacional. Possível favorecimento a ricos? Como funciona a fila de transplantes do SUS

Colunas e artigos

Leis contra abuso x privacidade. Tentativas de criar legislação para detectar e denunciar abusos online têm sido confrontadas pelos defensores da privacidade. Em artigo, Ana Zarzalejos Vicens discute esse conflito.

Marcel van Hattem fala sobre o governo Lula e o 8 de janeiro: omissão ou missão cumprida?

Luiz Philippe de Orleans e Bragança pergunta sobre o STF: dá para piorar?

Publicidade

Para inspirar e alegrar

O estado mais competitivo. Pela nona vez, o estado de São Paulo foi apontado como o mais competitivo do Brasil. Saiba o que contribuiu para esse resultado.

Tenha um ótimo dia!