Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: STF discute uso de dados pelo Google

Juros devem subir após dois anos. CPI sobre Moraes divide oposição. Lula liga incêndios a “interesse político”

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. (Foto: André Costa/BCB)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Ao que tudo indica, o Copom do Banco Central irá anunciar nesta quarta (18) o primeiro aumento da taxa de juros em dois anos. O último reajuste ocorreu em agosto de 2022, quando a Selic subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Segundo economistas e instituições financeiras, alguns fatores contribuem para a alta esperada no Brasil. Saiba quais são.

CPI do Xandão. A proposta de criar uma CPI para investigar Alexandre de Moraes dividiu a oposição, que avalia os prós e contras da iniciativa para o impeachment do ministro.

Google no STF. Em julgamento que pode ser iniciado nesta quarta, o STF decide se o Google deve informar à polícia dados de usuários. Saiba o que está em discussão.

Política, Economia e Mundo

“Interesse político” nos incêndios. A fumaça de Brasília levou o ministro Dias Toffoli a ser internado com pulmões inflamados. Já o presidente Lula falou em “interesse político” nos incêndios e citou o 7 de setembro.

Eleição em São Paulo. Para tentar superar a rejeição na disputa pela prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal se inspira em Lula e Bolsonaro. Relembramos outras polêmicas de José Luiz Datena na política e na TV.

Giro pelo mundo. Explosões atingiram pagers do grupo Hezbollah, mesmo após o grupo ter descartado a tecnologia. Tensões e ataques geram incerteza sobre a “guerra das sete frentes” de Israel.

Opinião da Gazeta

A repetição de uma receita de fracasso. O governo Lula está repetindo a receita que levou o Brasil à pior crise econômica da história do país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Mais uma vez o petismo aposta em um crescimento econômico de “baixa qualidade”, puxado pelo consumo em vez de lastreado em poupança e investimento. É o caminho certo para “plantar inflação e colher juros”.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Uma crítica ao liberalismo. O liberalismo moderno faz com que mais pessoas se sintam compelidas a morrer pela “companhia telefônica”. Entenda o que isso significa no artigo de Jefferson Vieira.

Todd Henderson faz o questionamento: herói ou vilão? Elon Musk, na América e no Brasil.

Para inspirar e alegrar

Um registro histórico na natureza. Pela primeira vez, desde 1969, foi avistado na Papua Nova Guiné o açor da Nova Bretanha, ave que está na lista das ameaçadas de extinção. Confira o registro inédito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.