O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) determinou que o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol apague de suas redes sociais o vídeo em que chama o Supremo Tribunal Federal (STF) de “casa da mãe joana” e "mãe dos corruptos do país", sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Deltan é candidato a deputado federal pelo Podemos do Paraná. A decisão atendeu ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por propaganda eleitoral irregular após pedido de providências feito pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira (16). A juíza do caso considerou que o vídeo é “claramente um ataque à instituição suprema do Poder Judiciário brasileiro” e acatou o pedido de liminar do MPE. Em cumprimento à decisão judicial, a assessoria do ex-procurador informou que o vídeo já foi retirado do ar em todas as redes sociais em que foi postado. Em nota, Deltan afirmou que reconhece no próprio vídeo a importância das instituições e do STF, ressaltando que o Supremo é uma casa essencial à democracia, além de ter mencionado expressamente a existência de uma minoria honrosa de integrantes que resiste aos retrocessos no combate à corrupção.
Em contraponto às bandeiras defendidas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que é dominada por representantes de partidos de esquerda, surgiu em 2020 a organização estudantil União Juventude e Liberdade (UJL). Os fundadores são líderes da maior organização estudantil liberal do mundo, que teve início nos Estados Unidos e está presente em 110 países. Ao contrário dos seus colegas de esquerda, esses estudantes defendem pautas como a liberdade ilimitada de expressão, o livre mercado, a liberdade de imprensa, a propriedade privada e a parceria com a iniciativa privada para gerir a educação pública. Por outro lado, eles compartilham com a esquerda pautas como o apoio ao movimento LGBTQIA+ e à legalização das drogas. Os objetivos do grupo incluem conseguir delegados em diversas universidades para lançar nos próximos anos uma chapa que consiga competir com grupos de esquerda que estão há dezenas de anos no comando da entidade, como a União da Juventude Socialista (UJS) e a União da Juventude Comunista (UJC).
O eleitor que perdeu ou teve extraviado seu título eleitoral tem até esta quinta-feira (22) para solicitar a segunda via do documento no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado. O prazo de dez dias antes do primeiro turno do pleito para conseguir a segunda via está previsto na Lei Eleitoral. O TSE determina que para conseguir fazer a segunda via do título "o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral". Por isso não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais – como o de mesário –, ou ainda multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e de leis conexas.
Em discurso oficial à população o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Rússia está lançando uma mobilização parcial de cerca de 300 mil cidadãos. Ele afirmou que para proteger a pátria, a soberania e a integridade territorial, para garantir a segurança da população e do povo nos territórios libertados, considera realizar uma mobilização no país. O líder russo ainda disse que já foi assinado um decreto para oficializar a medida. Isso quer dizer que os cidadãos que estão na reserva e aqueles que serviram nas Forças Armadas estarão sujeitos ao recrutamento. Em uma ação sem precedentes desde o início da guerra da Ucrânia, em fevereiro, Putin também disse ter prorrogado os contratos dos soldados que já estão lutando no país vizinho por tempo indeterminado. Ele anunciou, também, o aumento de gastos com a produção de armamentos e fez ameaças nucleares.
Opinião: Cristina Graeml entrevista o autor do livro “As Universidades são os tumores da sociedade”.
E o Sempre Família mostra um novo estudo que revela que os bebês distinguem sons de fala nas primeiras horas de vida.
Podcast