Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Rescaldo da CPI da Covid

Lewandowski revela prioridade na Justiça. Marta Suplicy volta aos braços petistas. Regras do “Enem dos concursos”

O futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou que a segurança pública é um “grande desafio” no país. (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF.)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (11) que a segurança pública será prioridade em sua gestão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou horas antes que o ministro aposentado do STF substituirá Flávio Dino. Lewandowski destacou que a segurança pública é um “grande desafio” no país. Confira os detalhes.

Episódios controversos. "Polêmica" é uma palavra que acompanha Marta Suplicy desde seu surgimento no cenário nacional, quando despontou como “sexóloga” e feminista em programas de tevê, ainda no início dos anos 1980. Não causa surpresa, portanto, seu novo movimento político.

Enem dos concursos. As regras para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram detalhadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o anúncio de oito editais divididos por áreas de atuação.

Política, Economia e Mundo

Rescaldo da Covid-19. O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, empossado no final do ano passado, anunciou que vai retomar os inquéritos derivados da CPI da Covid no Senado e que levaram ao indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele, no entanto, teve a ação arquivada a pedido do MP. Leia mais.

Denúncia contestada. A Embaixada de Israel no Brasil contesta a denúncia da África do Sul contra o país na Corte Internacional de Justiça acusando-o do crime de genocídio contra o povo palestino. Por meio de nota enviada à Gazeta, “Israel rejeita categoricamente a difamação da África do Sul".

Giro pelo mundo. Construção de prisões e referendo são os planos do presidente do Equador, Daniel Noboa, para combater o crime organizado no país. E na Argentina, a inflação anual fechou 2023 com alta de mais de 200%, a maior desde 1990.

Opinião da Gazeta

Caos no Equador. Como é possível que um país considerado, até poucos anos atrás, um dos mais seguros da América do Sul esteja hoje em uma situação equivalente à de uma guerra civil, com a suspensão de garantias constitucionais e poder de polícia concedido às Forças Armadas? Veja um trecho da opinião da Gazeta:

... mas não é um episódio súbito e isolado, e sim o resultado de um processo que guarda muitas similaridades com os antigos problemas que afligem a segurança pública no Brasil.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

O x da questão. É empresário? Então você vai precisar se organizar em 2024. O ano nunca sai como planejamos, isto é um fato. Mas por que continuamos planejando? A resposta é óbvia...

Para inspirar e alegrar

Renovação de catálogo. O ano de 2024 terá de ser um ano criativo nas plataformas de streaming. O lançamento de novos títulos parece ser o único caminho possível para manter os espectadores em dia com os boletos dos principais serviços do mercado. O lado bom é o grande retorno de alguns rostos conhecidos das telas. Confira alguns títulos.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.