Candidato consevador Javier Milei liderou as prévias da eleição argentina neste final de semana e vai concorrer em 22 de outubro.| Foto: Gala Abramovich/EFE
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

O economista liberal Javier Milei foi o primeiro colocado nas primárias eleitorais da Argentina, que aconteceram no último domingo (13). Ele foi escolhido por mais de 30% dos argentinos que foram às urnas, tendo entre suas promessas cortar gastos públicos, dolarizar o país e extinguir o Banco Central. Conheça o candidato.

Ânimo para a direita brasileira. No Brasil, a oposição celebrou a vitória de Javier Milei. Eles enxergam nesse resultado uma possível antecipação do cenário para 2026.

Publicidade

E alerta no governo. No governo Lula, o resultado das primárias argentinas acendeu um alerta. Uma possível eleição de Milei pode prejudicar os planos do petista para a América do Sul.

Política, Economia e Mundo

Menos poder para Lula. Líderes de partidos do Centrão buscam uma alternativa para reduzir o poder de Lula sobre as emendas parlamentares a partir do ano que vem. Entenda a manobra.

A batalha da oposição nas CPIs. Parlamentares da CPMI do 8/1 vão denunciar o ministro Flávio Dino pela entrega parcial de imagens. Já a CPI do MST pode ter seu relatório final rejeitado.

Brasil no topo dos juros. Mesmo após a queda na Selic, o Brasil ainda tem o maior juro real do mundo. Os juros cobrados das famílias estão em um dos níveis mais altos em quase seis anos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Opinião da Gazeta

Pressa injustificada no PL dos direitos autorais. Arthur Lira quer votar o quanto antes um projeto de lei que prevê remuneração às empresas jornalísticas por parte das plataformas digitais. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Correr com a tramitação do PL 2.370 pode servir aos interesses de determinadas categorias contempladas – como os artistas, apadrinhados pela primeira-dama Janja da Silva –, mas impede uma discussão mais profunda.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Moeda digital. Drex: Real digital já tem nome, mas segurança e implantação compulsória seguem obscuras

Educação. PMs e bombeiros vão trabalhar nas escolas cívico-militares em São Paulo

Publicidade

Sem comprovação científica. CNS recomenda que terreiros de umbanda sejam integrados ao SUS

Ensino profissionalizante. Estado líder do Ideb teria retrocesso com Novo Ensino Médio proposto por governo Lula

Colunas e artigos

O que escondem as estatísticas criminais. Políticos progressistas e seus apoiadores têm comemorado as estatísticas criminais de Nova York. Porém, artigo de Seth Barron revela que os roubos de encomendas dobraram.

J.R. Guzzo mostra que, sem limites, STF e Lula querem intimidar advogados que apoiam Bolsonaro.

Luciano Trigo apresenta a obra que diz que “o Gulag é uma questão de tempo”.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

Revitalizando a formação humanística. Com métodos acadêmicos consagrados em instituições tradicionais estrangeiras, uma nova faculdade em São Paulo quer revitalizar a formação humanística em Direito e Economia.

Tenha um ótimo dia!