Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Após um acordo entre líderes partidários e de bancadas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou que ficará para o segundo semestre a votação do projeto que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio. Diante das polêmicas sobre a proposta, Lira defendeu o adiamento para garantir um “amplo debate”.
Parecer ideológico. O Conselho Federal da OAB produziu um parecer classificando como inconstitucional o PL Antiaborto. Para juristas ouvidos pela Gazeta, o texto é ideológico e enganoso.
Riscos à liberdade de expressão. Com as novas resoluções publicadas pelo TSE, cidades onde não há imprensa podem ter a liberdade de expressão ameaçada. É o que aponta um estudo.
Política, Economia e Mundo
A “prova de fogo” do Banco Central. O Copom anuncia nesta quarta (19) a nova taxa de juros. Entenda por que a decisão representa uma “prova de fogo” sobre a autonomia do Banco Central.
Seis meses de Milei. Javier Milei completou seis meses à frente da presidência da Argentina. Da aprovação da Lei de Bases à queda da inflação, confira um balanço da nova gestão.
Giro pelo mundo. A poucas semanas das eleições parlamentares do Reino Unido, a surpresa é a ascensão do populista Nigel Farage. Nos EUA, as gafes de Joe Biden geram discussões até entre aliados.
Opinião da Gazeta
A banalização do “ataque ao Estado de Direito”. A invasão de prédios e plenários legislativos como forma de protesto para impedir votações sobre temas controversos é expediente adotado há muito tempo, em vários locais. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Impedir o funcionamento das instituições, como ocorre nas tentativas de interromper ou cancelar sessões legislativas, não é algo aceitável em uma democracia, nem mesmo sob o mais nobre dos pretextos.
O que mais você precisa saber hoje
Impasse mediado pelo STF. Senado assume tarefa de compensar desoneração da folha e governo perde protagonismo
Dê sua opinião. Felipe Neto quer proibir religiosos em cargo político. Concorda? Responda na enquete
Colunas e artigos
A tensão entre Estado e Igreja Católica no México. A história do México é marcada por conflitos entre a Igreja Católica e o Estado. Artigo de André Luiz Corrêa explica as raízes dessa relação tensa.
Paulo Polzonoff Jr. diz por que, filho da democracia violentada, o verdadeiro monstro é Lula.
Marcio Antonio Campos destaca a coragem da CNBB ao defender o projeto que equipara aborto tardio a homicídio.
Para inspirar e alegrar
Mantendo o hálito fresco. O hálito pode afetar as interações com outras pessoas, por isso é importante mantê-lo sempre fresco. Como? Seguindo essas dicas.